Alunos da rede municipal participam da abertura da XI Olimpíada Ambiental

Educação
15/06/2018 13h28

Alunos da rede municipal participaram na manhã desta sexta-feira, 15, da abertura da XI Olimpíada Ambiental. A solenidade aconteceu no Teatro Atheneu e contou com a presença de seis escolas. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama, José Conrado de Araújo, Thetis Nunes, Sabino Ribeiro, Anísio Teixeira e Sérgio Francisco da Silva, que já participaram da etapa estadual da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, também concorrerão às premiações da olimpíada. A competição é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

 "As seis escolas se inscreveram para participar da Conferência Nacional infantojuvenil pelo Meio Ambiente e trazê-los para cá significa dizer que continuem nessa trilha, pois nós estamos apoiando. A equipe da Semarh mobilizou nossos gestores e nós, da Semed, estaremos sempre incentivando todas as escolas a participarem. Já temos trabalhos muito interessantes e outras escolas podem se sentir estimuladas a desenvolver a partir desta olimpíada", destacou a coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped), Maíra Ielena Nascimento.

De acordo com ela, buscar parcerias para o desenvolvimento deste tipo de ação faz parte da rotina da Semed. "A Semed sempre busca desenvolver projetos em parcerias, como com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju, entre outros. Boa parte das escolas já desenvolve projetos sobre a reutilização da água e do óleo de cozinha. É importantíssimo mobilizar os professores com relação à temática da educação ambiental, mas sempre partindo do princípio do protagonismo juvenil, em que o estudante não seja passivo. Crianças e adolescentes são parte deste processo educativo e precisam ser estimulados a detectar quais os problemas ambientais existentes na sua escola e na sua comunidade, além de participar da busca e execução destas soluções", finalizou Maíra.

Competição
A Olimpíada, que tem como tema 'Soluções naturais para água: caminhos para construção de sociedades sustentáveis'', vai premiar os projetos vencedores com 250 medalhas, 24 troféus e 24 cadernetas de poupança, totalizando R$18.000 em prêmios.

A professora Renata Monteiro acompanhou a turma do 5º ano da Emef José Conrado de Araújo na abertura da olimpíada. "Pretendemos dar continuidade aos trabalhos que já desenvolvemos na escola, como as atividades sobre a preservação da água, em que todas as turmas estão envolvidas, onde tratamos do consumo consciente. Nossos projetos serão inscritos na olimpíada e trazer a turma hoje, aqui, é mais uma oportunidade para eles confirmarem a importância de tudo que aprendem em sala de aula", afirmou.

Caio Guilherme Nascimento, de 11 anos, é aluno do 5º ano da Emef José Conrado de Araújo. Ele acredita que sua escola tem boas ações para serem apresentadas. "Lá, a gente aprende a não jogar lixo no chão, a preservar o meio ambiente. Nem todos os meus colegas contribuem, mas a gente vai ajudando para que um dia todo mundo possa agir da forma correta", avaliou o aluno.

A XI Olimpíada Ambiental se encerra no dia 18 de setembro, onde acontecem as premiações às escolas vencedoras. As inscrições para submissão dos projetos das escolas de todo o estado começam a partir deste sábado, 16, e todas as unidades de ensino da rede municipal estão aptas a participar.