Semed participa de atividades do ‘Dia do Combate à Violência Contra os Idosos’

Educação
15/06/2018 16h37

Com representação no Conselho do Idoso, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) participou, na manhã desta sexta-feira, 15, da celebração ao ‘Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa’, que aconteceu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, no Siqueira Campos. A secretária Cecília Leite compôs a mesa do evento e falou sobre a importância de educar as novas gerações para o cuidado com os mais velhos. A manhã de atividades, que foi promovida pela Secretaria da Assistência Social, ainda contou com a presença de diversas autoridades, como vereadores e representantes do Ministério Público Estadual (MPE/SE).

A Semed possui representação no Conselho Municipal do Idoso desde sua criação e contribui com a realização de atividades educacionais. “Participamos de vários conselhos de políticas públicas e hoje, nessa comemoração, estamos levantando essa campanha em parceria com diversos setores da sociedade. Vamos participar de todos os eventos promovidos pelo Conselho e definir como induzir essa discussão nas escolas. Temos vários estudantes aqui e a ideia é exatamente colocar para os jovens a necessidade do respeito e do cuidado com a pessoa idosa”, afirma Cecília. Centenas de estudantes da Emef Presidente Vargas acompanharam o evento.

Claudiceia Dantas, da Coordenadoria de Políticas Intersetoriais (Copi), é a representante da Semed no Conselho do Idoso e explica que, para esta campanha, a secretaria contribuirá com as ações através da arte. “Sempre deixamos nossos serviços à disposição do Conselho. Agora, através de uma articulação com o nosso setor de arte e cultura, vamos disponibilizar um espetáculo teatral para ajudar nesta iniciativa. Estamos juntos nesta parceria levando esta importante conscientização”, explica. 

O espetáculo teatral em questão é o 'Viver o momento é agora', montado pela Coordenadoria de Arte e Educação (Coarte). A peça denuncia casos de violência contra idosos através da contação de histórias e teve sua estreia hoje. “Vamos levar essa peça para todos os Cras, todas as escolas e onde mais solicitarem. Precisamos despertar, principalmente na juventude, que não podemos aceitar nem este tipo de violência e nenhum outro; e que precisamos retribuir com os idosos tudo que já fizeram por nós”, completa Cecília.

“Esta peça ficará em cartaz durante dois anos e pretendemos estimular a reflexão de que o idoso também é um ser produtivo, pois percebemos que a sociedade não cuida dos mais velhos. Independente da classe social, há relatos de maus tratos, de apropriação indevida da aposentadoria e outros tipos de agressões. Queremos mostrar para todos que o idoso tem, sim, muita serventia na sociedade. Principalmente pela sua experiência. Todo ser humano precisa ser respeitado, independente de qual estágio da vida esteja”, enfatiza Rivaldino dos Santos, coordenador da Coarte.