Escola de Governo divulga números dos primeiros cinco meses de 2018

Planejamento e Orçamento
18/06/2018 11h56

"A gestão do prefeito Edvaldo Nogueira tem proporcionado aos servidores o acesso ao amplo conhecimento através da proposta do Planejamento Estratégico, um projeto que tem transformado Aracaju numa cidade mais moderna e inteligente". Foi o que disse o diretor da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), Bosco Rolemberg, ao divulgar os dados das ações realizadas na Escola nos primeiros cinco meses deste ano.

O relatório apontou que, de janeiro a maio, já foram realizados 20 eventos, entre cursos e palestras direcionados aos servidores públicos municipais, além de 34 atendimentos individuais realizados pela coordenação psicossocial, através do programa Ambiente Humanizado. Comparando com o ano de 2017, a Esgap já atingiu neste ano cerca de 70% do quantitativo alcançado em todo o período passado, o que se traduz em 652 servidores qualificados no exercício vigente.

De acordo com Bosco, os cursos e palestras realizados pela Escola de Governo são frutos das necessidades elencadas pelos próprios órgãos municipais e contam com a parceria de diversas instituições. "Os profissionais que ensinam na Esgap são oriundos de institutos de ensino superior, de outros entes governamentais, além de servidores que já se capacitaram na própria Escola e agora são agentes multiplicadores do conhecimento", destacou.

Bosco também pontuou que, neste ano, a Esgap também vai aos órgãos com palestras de cunho educacional e preventivo sobre temas como vida e envelhecimento humano, riscos causados pelo consumo de drogas ilícitas, relações interpessoais, entre outros. "São vivências que, através do programa Ambiente Humanizado, realizamos nas entidades municipais no sentido provocar nos servidores o bem-estar, um dia a dia com mais qualidade de vida. E isso gera resultados não apenas com o seu colega de trabalho, mas na melhoria da prestação de serviços à sociedade".

Sobre o programa Ambiente Humanizado, o diretor da Esgap disse que foi lançado neste exercício e que tem gerados bons frutos. "É crescente o número de pessoas que nos procuram em busca de auxílio psicológico. Neste ano, nós iniciamos o atendimento psicossocial personalizado, ou seja, uma escuta qualificada, quando disponibilizamos uma vez por semana uma psicóloga para realizar esse atendimento que já alcançou 34 servidores. O serviço funciona no prédio da própria Escola, das 7h às 13h, e deve ser agendado previamente".

A relação custo  benefício também é uma preocupação do diretor da Escola de Governo quando se trata da quantidade de servidores capacitados aliada a qualidade dos professores e dos cursos realizados. "Trata-se da gestão criativa de recursos onde, a custo zero, conseguimos proporcionar aos servidores capacitações qualificadas, com profissionais gabaritados", pontuou.

"Para o próximo semestre a nossa ideia é continuar buscando mais parcerias institucionais no sentido e garantir mais condições para que a Escola de Governo continue exercendo o seu papel de capacitar e formar gestores públicos de excelência", disse Bosco, pontuando a importância da relação da Escola com as entidades na promoção do conhecimento e do crescimento profissional dos servidores de Aracaju.