Chuvas: Emurb atende demandas em várias partes da capital

Obras e Urbanização
18/06/2018 13h20

Atenta aos efeitos da incidência pluviométrica que atinge a capital e atuando desde o fim de semana no sistema de micro e macrodrenagens, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), intensificou as ações na rede de drenagem desde as primeiras horas desta segunda-feira, 18. Conforme monitoramento feito pelo Comitê de Gerenciamento da gestão, nas últimas 12 horas caíram cerca de 12 mm, com previsão de que até a próxima sexta-feira, 22 esta média possa alcançar os 100 mm.

O trabalho para atenuar os efeitos das chuvas em locais com histórico de retenção de águas pluviais já vem sendo executado nas últimas semanas, seja com ações preventivas, ou com serviços focais em que a rede está obstruída e precisa de manutenção.

Um dos locais mais atingidos pelas chuvas é a avenida Euclides Figueiredo, bairro Cidade Nova. No entanto, os transtornos provocados pelas chuvas não decorrem da ausência dos serviços municipais no local, mas pela dificuldade de destinação dos loteamento mais altos do entorno da avenida que deságuam no corredor de trânsito da zona Norte. Neste caso, os problemas cessarão definitivamente apenas com a conclusão das obras estruturantes executadas pela Prefeitura loteamento Moema Mary.

Em contrapartida, outras áreas que em anos anteriores registraram alagamentos ou inundações vêm suportando bem a frente pluviométrica. É o caso do Largo da Aparecida, bairro Jabotiana; a parte mais baixa do bairro Cidade Nova; loteamentos situados no bairro Santos Dumont e os núcleos de povoamento da Zona de Expansão.

Além disso, existem equipes permanente e itinerantes nos corredores de trânsito e na região do Centro Comercial. Nas avenidas Francisco Porto, Heráclito Rollemberg, Beira Mar e Visconde de Maracaju os profissionais da empresa municipal se revezam na limpeza das manilhas.

Colaboração dos aracajuanos

E mesmo que o inverno tenha chegado antes da data oficial, estação que se inicia no próximo dia 21, os alagamentos também são provocados pela ação humana e pela falta de cuidado de algumas pessoas. Um dos fatores que mais prejudicam a vazão da rede de drenagem é o descarte de lixo, como garrafa de refrigerante, sacola plástica e carcaça de material eletroeletrônico, que mesmo com a ação articulada entre Emurb, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) que fiscalizam, recolhem e colaboram para urbanização a cidade, têm seus trabalhos prejudicados pelo gesto pouco consciente de alguns. "Há um ditado que afirma que local limpo não é o que mais se faz limpeza, mas aquele onde menos se suja. Se os órgãos da Prefeitura faz o trabalho mas parte da população não colabora, todos acabam sendo prejudicados. É preciso uma parceria. Pedimos a colaboração dos aracajuanos, inclusive denunciando quem pratica estas ações nocivas à cidade e sentida com mais evidência no período das chuvas", pondera Sérgio Ferrari, presidente da Emurb e secretário municipal da Infraestrutura.

Solicitação

Para registrar algum tipo de solicitação, o cidadão pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).