Forró Caju 2018: primeiro fim de semana do Forró nos Bairros é sucesso entre aracajuanos

Agência Aracaju de Notícias
18/06/2018 18h15

Um sucesso. Assim pode ser definido o primeiro final de semana do Forró Caju nos Bairros. O projeto, uma das novidades dos festejos juninos da capital este ano, agradou moradores e movimentou nove bairros da última quinta-feira, 14, até o domingo, 17, com muito forró, quadrilha e tradição.

Os bairros Coroa do Meio e Inácio Barbosa foram os primeiros a receber o projeto. Na programação, um trio pé-de-serra, uma quadrilha e uma banda de forró para finalizar a noite.

No bairro Inácio Barbosa, o Forró nos Bairros teve um gostinho especial. A quadrilha Cacimba Nova, responsável por abrilhantar a noite, é formada por moradores da região. Para o marcador e presidente do grupo, Cristiano de Menezes, o projeto proporcionou momentos marcantes para os quadrilheiros. “É um valor imensurável por vários motivos. O primeiro é que são 11 meses de preparação para a quadrilha. Um segundo motivo é que com o Forró Caju nos bairros a gente teve a oportunidade de dançar na nossa comunidade. A gente traz esse brilho da nossa apresentação dentro do Forró Caju”, disse.

Segundo ele, o projeto também mexe com a memória das pessoas que há alguns anos se organizavam em festejos nas ruas em que moravam. "Sem dúvida é voltar duas décadas. Lembro do meu tempo de criança. Você olha para o lado vê seus avós, suas tias, seus vizinhos, as crianças ali soltando traque, dentro da comunidade. É um resgate, é uma emoção para nós, quadrilheiros”, destacou.

Moradora do bairro Inácio Barbosa, a empresária Magna Melo destacou a importância do lazer oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Aracaju. “Eu achei ótimo. O pessoal daqui precisa de um divertimento, principalmente nessa época de São João. Quem é que não gosta do Forró? Espero que continue sempre”, disse.

No bairro Coroa do Meio, os moradores também aprovaram bastante a iniciativa da Prefeitura de Aracaju. Moradora do bairro, a copeira Verônica dos Santos Feitosa soube do evento pela irmã. “Eu estava no ônibus, minha irmã me ligou dizendo que estava tendo um forró e eu vim. Eu gostei muito, anima a Coroa o Meio. É melhor porque a gente não tem que ir para lugar longe e a gente tem um lugar para brincar com as crianças”, opinou.

Já a educadora Loely Guedes pontuou a importância de ações como essa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Eu acho que a situação está tão ruim e tendo uma festa leva um pouco de alegria para as pessoas. O bairro precisa disso para movimentar e valorizar o espaço que nós temos”, finalizou.

Programação

Na próxima sexta-feira, 22, o Forró Caju nos Bairros está de volta. Neste dia, recebem o projeto os bairros Bugio, Santos Dumont e Getúlio Vargas. Na véspera de São João, 23, é a vez do Mosqueiro receber o projeto. A partir das 19h, as apresentações acontecem na Orla Pôr do Sol. Já no dia de São João, 24, é a vez do forró rolar solto no bairro América, zona norte da capital.

O Forró Caju 2018 é realizado pelo Prefeitura de Aracaju com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Ministério da Cultura, Governo Federal.

Clique aqui para conferir a programação completa.