Formação: secretários escolares aprendem sobre mediação de conflitos

Educação
19/06/2018 13h38

Independente da área de atuação, todo profissional precisa se atualizar de tempos em tempos. E é por isso que a Secretaria Municipal da Educação (Semed) investe na formação continuada dos seus servidores. Desta vez, o foco foram os secretários escolares, que participaram da palestra 'Mediação de Conflitos'. O curso, que contou com grande participação destes profissionais das escolas municipais, aconteceu na manhã desta terça-feira, 19, no Centro Administrativo José Aloísio de Campos. 

Fruto de uma parceria com a Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap), a palestra foi ministrada por Sylvia Helena de Almeida Soares, graduada em Administração pela Universidade Tiradentes e consultora na área educacional. Entre os assuntos abordados, ela falou sobre a relação com alunos e colegas de trabalho e a importância de não deixar que os acontecimentos negativos do dia influenciem no desempenho do trabalho diário.

A rede municipal de ensino conta, atualmente, com 68 secretários escolares. Maria do Socorro Bonfim, que trabalha na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo, se empolgou para participar do curso, pois acredita que irá ajudar no cotidiano da unidade em que trabalha. “Será um suporte muito bacana porque lidamos diariamente com esses conflitos na comunidade escolar. Precisamos ter muita habilidade e essas palestras servem como instrumento  para fortalecer o nosso trabalho”, afirma.  

Josefa dos Santos, secretária da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Professor Nunes Mendonça, também participou da formação e aprovou a iniciativa. “Todo o conteúdo passado hoje foi valiosíssimo para o nosso trabalho e nossa vida como secretária escolar. Ela deu dicas de comportamento, de como atender quem chega, de como dar conselho a uma mãe quando for necessário, entre outras coisas”, destaca.

Na última semana, aconteceu uma palestra sobre motivação e liderança, direcionada a diretores e coordenadores pedagógicos. Com a de hoje, a Semed afirma seu compromisso com a formação continuada dos seus servidores. “Entendemos que, para os secretários escolares, é um tema muito propício. Eles têm uma relação direta com a comunidade escolar, pois a secretaria é a porta de entrada da escola. Eles se relacionam com a direção, com os professores, com os pais dos alunos e são de grande importância no dia a dia da escola”, explica a coordenadora de gestão educacional da Semed, Maria José Guimarães.

Parceria

Mantida pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), a Esgap desenvolve o programa Ambiente Humanizado, em que oferta cursos de formação para os servidores da Prefeitura de Aracaju, além de atendimento psicossocial. Este foi o segundo em parceria com a Semed. O primeiro, 'Liderança e Motivação', ministrado pelo consultor e master coach Moabe Teles, aconteceu no último dia 12.

“A parceria tem sido muito positiva porque mobilizamos as escolas. Os gestores e secretários compareceram e fizeram uma avaliação muito positiva do conteúdo e da importância desse conteúdo para suas práticas pedagógicas”, finaliza Maria José.

Espgap

De janeiro a maio deste ano, a Esgap já realizou 20 eventos, entre cursos e palestras direcionados aos servidores públicos municipais, além de 34 atendimentos individuais realizados pela coordenação psicossocial, através do programa Ambiente Humanizado. Comparando com o ano de 2017, a Esgap já atingiu neste ano cerca de 70% do quantitativo alcançado em todo o período passado, o que se traduz em 652 servidores qualificados no exercício vigente. 

“Já realizamos várias parcerias com as mais diversas secretarias e empresas públicas que compõem a gestão municipal. O curso que estamos realizando hoje foi solicitado pela Semed e todos que quiserem solicitar, é só entrar em contato com a coordenadoria psicossocial da Esgap e informar qual o curso que melhor beneficiará o desenvolvimento laboral do seu setor. A partir daí, buscamos o ministrante e ofertamos a formação”, explica a coordenadora psicossocial da Esgap, Ana Dalva Franca.