Sema inicia os trabalhos do Inventário de Arborização Urbana

Meio Ambiente
19/06/2018 15h18

Na manhã desta terça-feira, 19, as equipes de arborização e do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) se reuniram no Horto Municipal, localizado no Parque Augusto Franco (Sementeira), para dar início ao inventário florestal da capital, um subprojeto do programa Aracaju Sustentável, que faz parte do planejamento estratégico da Prefeitura de Aracaju. 
 
O Inventário de Arborização Urbana é um mapeamento das árvores da cidade, onde é realizado o cálculo de índice de áreas verdes do município, com o levantamento do quantitativo de árvores existentes e o seu déficit de arborização. De acordo com a analista ambiental da Sema, Carla Zoaid, atualmente a Prefeitura não tem dados oficiais sobre a arborização da cidade e , a partir do inventário, com os  dados que serão coletados (como o déficit, a concentração de árvores e o tipo de espécies existentes na cidade), a Prefeitura passará a ter informações oficiais e isso facilitará nas decisões de ações a serem tomadas pela Sema. O objetivo é melhorar o planejamento e a requalificação da arborização em Aracaju. “Esses dados vão dar uma noção de como iremos planejar da melhor forma e como vamos investir com recursos financeiros necessários para nossa arborização”, afirma.
 
Hoje foi dado o início aos trabalhos do inventário, com a coleta de dados do Parque da Sementeira para testar o programa e, assim, realizar a análise para saber a estrutura do sistema, o ritmo de trabalho e o tempo utilizado para conseguir reaplicar a metodologia e coletar as informações que são necessárias para examinar a estrutura de vegetação e o índice de áreas verdes do parque. Essas análises na Sementei vão servir como exemplo para que a tecnologia seja aplicada em toda a capital sergipana. 
 
O desenvolvedor de sistemas da Sema, Lucas Brabec, auxiliou os servidores da arborização para o manuseio inicial do sistema. Ele explica que “o inventário é um sistema web, um endereço de um recurso disponível na internet, um Localizador Padrão de Recursos (URL), em que o servidor, por meio do link disponibilizado, realiza o seu cadastro para ter acesso e utilizar o programa. Ele é um sistema para cadastrar árvores, novas espécies e conseguir catalogar o inventário arbóreo da cidade”.
 
Para a analista ambiental da Sema, Natalie Soares, o inventário trará mais praticidade, por ser um sistema automatizado e que permite a inserção de dados de maneira mais rápida, pois, antes disso, as informações eram cadastradas manualmente. “O nosso trabalho será muito mais ágil de como nós fazíamos antigamente, que tinha que inserir de um por um no computador e só depois que eram feitas as avaliações; e isso levava muito tempo. Então, os dados serão passados para o sistema, e qualquer dado que a gente for precisar coletar estará gravado nele. Essa facilidade vai trazer pra gente uma boa evolução a respeito da arborização”, destaca.