Aluno que representou Educação de Aracaju em conferência é recepcionado pela secretária

Educação
19/06/2018 17h26

Abraços calorosos dos pais e dos irmãos, a emoção em estar de volta à cidade natal e o sentimento de dever cumprido. O aluno Rafael Soares Santos, de 12 anos, desembarcou na tarde desta terça-feira, 19, no aeroporto Santa Maria, depois de quatro dias representando a rede municipal de ensino na ‘V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente’ (CNIJMA), que aconteceu em Sumaré, interior de São Paulo. Ele foi recepcionado pela secretária municipal da Educação, Cecília Leite, e pelo diretor de Educação Básica, Manuel Prado. 

Rafael, que cursa o 7º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo, é morador do bairro São Conrado e trabalhou, junto a outros alunos da Emef, o tema 'Cuidando da Água da Nossa Escola'. Ele foi selecionado como delegado para a Conferência Nacional após participar da etapa estadual, que aconteceu em maio. 

A secretária municipal da Educação, Cecília Leite, destaca que todo o incentivo dado ao aluno é de grande importância para os resultados obtidos. “Estamos bastante orgulhosos do Rafael e espero que essa conquista dele inspire outros alunos a buscarem cada vez mais ampliar seus horizontes. Toda a rede se empenhou para apoiar nosso estudante e espero que essa experiência o auxilie bastante na vida escolar”, aponta.

Encantado com tudo que viu e vivenciou, Rafael conta que a experiência o enriqueceu de várias formas. “É um mundo novo para mim, foi a primeira vez que andei de avião. Lá, aprendi muitas coisas novas como a maneira de falar com a comunidade sobre o meio ambiente, por exemplo. O que mais me chamou atenção foi descobrir que os rios de São Paulo não estão mortos e sim enterrados, e que tem gente trabalhando para salvar eles”, conta. “Cada um aprende com o outro e espero que, não só os meus colegas se inspirem em mim, mas eu também me inspiro neles para aprender mais a cada dia”, completa.

A técnica da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped), Valtenisia Ribeiro, representou a Secretaria Municipal da Educação (Semed) no evento e explica que a experiência ajuda, entre outras coisas, na autoestima dos alunos. 

“Acredito que, tanto o Rafael quanto todos os outros participantes voltam diferentes, com a autoestima elevada porque conseguem perceber que, independente de serem alunos de escola pública e de estarem inseridos na realidade que todos nós conhecemos, se tornam protagonistas das próprias histórias e o protagonismo juvenil foi um dos focos da conferência. Todos eles voltam com uma bagagem imensa”, destaca.

Maria Raquel Soares, mãe de Rafael, o recebeu no aeroporto junto com o restante da família, o marido e os outros dois filhos. “O Rafael é bastante estudioso, chega da escola já fazendo os exercícios que os professores passam pra casa. Além disso, ele lê muito, no seu aniversário ou em datas especiais, o presente que ele pede é livro. Toda a família está muito orgulhosa dele”, comemora.

V CNIJMA
 
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Trata-se de uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país com o objetivo de promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.