Secretaria divulga ao Conselho Municipal de Saúde as últimas ações da gestão

Saúde
21/06/2018 19h02

O Conselho Municipal de Saúde (CMS), órgão do controle social formado por gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju, realizou a 28ª reunião ordinária da atual mesa diretora. O encontro ocorreu nesta quinta-feira, 21, e teve por objetivo discutir e deliberar pautas relativas ao SUS da capital.

Durante o encontro, foram debatidos e aprovados dois pareceres da Comissão de Fundos do CMS. O primeiro, sobre o plano de ação dos recursos remanescentes da Farmácia Popular, e o segundo, sobre o Relatório de Gestão do 1º Quadrimestre de 2018.

“A gestão é transparente, e todas as ações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) passam pelo Conselho, que é um órgão da participação social. Os membros deste conselho têm conhecimento e vivenciam o SUS de Aracaju, por isso é importante para a gestão ouvi-los”, enfatizou o secretário adjunto da Saúde, Carlos Noronha, e suplente da vice-presidente do CMS, a secretária Waneska Barboza.

O conselheiro gestor e técnico da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Luiz Cláudio Soares, informou sobre as oficinas de capacitação dos conselheiros municipais e locais de Saúde, que estão sendo preparadas pelo Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps).

“As oficinas serão nas oito regiões de Saúde de Aracaju e iniciam pela 3ª no dia 17 de julho, na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Coroa do Meio, em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel. Um dos objetivos é o fortalecimento dos conselhos locais”, revelou Luiz. As datas das oficinas das demais regiões são: 5ª (19/07), 4ª (24/07), 1ª (26/07), 2ª (02/08), 8ª (07/08), 7ª (09/08) e 6ª (14/08).

Luiz Cláudio acrescentou que na comunidade do bairro Coroa do Meio, o Conselho Local de Saúde, juntamente com duas associações de moradores, se uniu a algumas secretarias e órgãos municipais para criar o projeto de desenvolvimento sustentável para o bairro. “O projeto é contra o descarte de lixo irregular que afeta principalmente o mangue e foi de iniciativa da própria comunidade”, frisou.

A conselheira gestora e coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Monalisa Fonseca, informou sobre o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o cargo de recepcionista. “Estamos no momento de avaliação dos documentos para convocar os classificados que concorrem às 65 vagas disponíveis na rede”, divulgou.

Entre as pautas, também foi informado que o presidente do CMS, Augusto Couto, foi reeleito presidente do Sindicato do Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa).