Defesa Social chama atenção para sinalização de segurança no Forró Caju 2018

Defesa Social e Cidadania
22/06/2018 20h30

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, orienta o público sobre algumas medidas de segurança a serem adotadas na praça de eventos Hilton Lopes, onde ocorre o Forró Caju 2018. Além de todo o trabalho de monitoramento da montagem das estruturas, dentre outras ações, também foi implementada a sinalização dos pontos estratégicos, além da presença diária de uma equipe preparada para atuar em situações adversas.

O secretário municipal da Defesa Social, Luís Fernando Almeida, ressalta que todas as medidas foram adotadas para garantir a tranquilidade durante os festejos. "Atuamos permanentemente para minimizar os riscos de acidentes e garantir a segurança do público, mas contamos também com a colaboração de todos para que o evento ocorra com tranquilidade", indicou.

As estratégias contemplam a sinalização de segurança, que deve ser observada atentamente pelo público no espaço dos festejos, como explica o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado. "É fundamental observar a localização das saídas de emergência, especialmente a que fica mais próxima. Para facilitar o acesso a essas saídas, em caso de sinistros, tanto as equipes de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e brigadistas de incêndio estarão em pontos estratégicos, prontos para auxiliar", ressaltou o major.

Esses pontos estão indicados com sinalização de emergência e balões indicativos, que facilitam a visualização. Além disso, o espaço possui posto de atendimento médico e postos de comando dos órgãos de segurança, que devem ser observados pelo público. "É importante ter conhecimento sobre a localização desses pontos logo que chegar ao espaço, assim, em caso de necessidade, será mais ágil encontrar o suporte de que precisar para resolver a situação", destacou.

Para as crianças e idosos a recomendação é de que devem ser evitadas as áreas mais próximas ao palco. "Esses locais, geralmente, concentram uma maior quantidade de pessoas, o que pode gerar maior risco", esclareceu.

Já para casos em que haja necessidade de evacuação é necessário seguir as orientações dos órgãos de segurança, além de manter a calma , evitar correria e tumulto, pois essas são as principais causas de acidentes. "Nessas situações é importante caminhar, e não correr, sempre observando a estrutura e seguindo o caminho indicado pelas equipes", enfatizou.

O Forró Caju 2018 é realizado pelo Prefeitura de Aracaju com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Ministério da Cultura, Governo Federal.