Defesa Social avalia estruturas após primeiro dia de Forró Caju

Defesa Civil
23/06/2018 11h09

Após a primeira noite de programação no Forró Caju 2018, na Praça de Eventos Hilton Lopes, a Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju, avalia as estruturas que compõem o evento. A atuação ocorre de maneira preventiva e se repetirá após cada dia de festa. Os agentes verificam se houve algum tipo de impacto nas estruturas montadas, para implementar medidas corretivas, quando necessário.

O secretário de Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que o trabalho ocorre de maneira permanente na praça de ventos. "Mantemos as atenções às estruturas para que o público possa aproveitar com tranquilidade a festa. Estaremos monitorando os espaços para que não haja superlotação e nos mantemos a postos para as necessidades que possam surgir", ressaltou.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, enfatiza a atuação também durante a programação. "Estamos presentes durante todas as noites para reduzir o tempo-resposta em caso de eventualidades que possam surgir. Em relação ao trabalho que ocorre, em cada dia, após a programação observamos se houve algum tipo de deformação excessiva, algum elemento de sustentação afetado, dentre outros aspectos, para que possamos adotar as medidas corretivas cabíveis", explicou.

A ação preventiva começa, sempre, 15 dias antes do evento com o recolhimento de toda a documentação e Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), análise de todo o material que está sendo empregado, acompanhamento da montagem, o monitoramento durante o evento e após cada dia de programação. "Tudo isso com o único sentido de manter a segurança das pessoas que estejam prestigiando o Forró Caju 2018", enfatizou o major Sílvio Prado.

Vale ressaltar que a Defesa Civil de Aracaju pode ser acionada para avaliação de estruturas que possam estar com excesso de público. O contato deve ser feito diretamente com os agentes que estarão no vento, brigadistas ou pelo telefone emergencial 199.

O Forró Caju 2018 é realizado pelo Prefeitura de Aracaju com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Ministério da Cultura, Governo Federal.