Ponto da Prevenção da Saúde promove conscientização no Forró Caju

Saúde
23/06/2018 23h04

O Forró Caju é marcado pela multiplicidade de cores, sons, gostos, idades e estilos que se unem numa só vertente: a alegria. No entanto, a pausa no estresse cotidiano precisa estar aliada ao cuidado com o outro e consigo mesmo. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem apostado nas grandes festas populares para potencializar ainda mais as ações de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), como o HIV, a sífilis e as hepatites.

Durante todas as noites do Forró Caju, o programa municipal de combate à IST/Aids está com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante realizando ações simultâneas em todo o evento, incluindo distribuição de preservativos no Ponto da Prevenção, e interação com o público no intuito de conscientizar a população.

Segundo a assessora técnica do programa, Débora Oliveira, para evitar a disseminação destas infecções e doenças, é importante sempre aproveitar grandes eventos para promover ações de prevenção com o público. “Estamos distribuindo insumos como gel lubrificante, preservativos masculinos e femininos, além de orientar as pessoas. Nossa equipe atuará nos seis dias da programação do Forró Caju e percorrerá todo o evento, abordando a população e orientando sobre a importância de utilizá-los”, informou.

Apesar da grande oferta de camisinhas, a procura muitas vezes não atende as expectativas, conforme afirmou Débora Oliveira. “Mesmo com o grande número de preservativos à disposição, as pessoas ainda insistem em fazer sexo sem camisinha. O nosso trabalho de conscientização continua sendo feito e lembramos que além do Ponto da Prevenção com o CTA Itinerante, temos também uma equipe fazendo a distribuição desses materiais para o público no meio da festa e nos camarotes”, afirmou.

Para a universitária Renata Santos, que estava curtindo a festa, a iniciativa da Prefeitura é louvável. "No calor do momento muitos esquecem da proteção para o sexo seguro. Com a facilidade de acesso aos preservativos e outros insumos nesse Ponto da Prevenção, não existe desculpa para esquecer de usar a camisinha", enaltece.

Durante o primeiro final de semana, a SMS distribuiu 28.600 insumos. Destes, 21.600 camisinhas masculinas, 1000 femininas e 6000 unidades de gel lubrificante.

O Forró Caju 2018 é realizado pelo Prefeitura de Aracaju com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Ministério da Cultura, Governo Federal.