Defesa Social reforça segurança para continuidade do Forró Caju na praça dos Mercados

Defesa Social e Cidadania
28/06/2018 11h57

A programação do Forró Caju 2018 que será retomada hoje, 28, na praça dos Mercados centrais, conta com o reforço das ações da Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e Defesa Civil de Aracaju. Os cuidados com a segurança no espaço de eventos foram efetivados de maneira integrada para que o público possa aproveitar com tranquilidade a programação.

O secretário de Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que todas as providências foram adotadas para que o balanço continue sendo positivo, como foi durante as três primeiras noites de programação. "As equipes estiveram empenhadas e trabalharam bastante para garantir a excelência na prestação dos serviços de segurança. Hoje estamos prontos para retomar com força total as atividades, na praça Hilton Lopes, sabendo que todas as providências foram adotadas para que tenhamos o registro do forró mais tranquilo de todos os tempos", destacou o gestor.

Durante o intervalo da programação, entre a segunda feira-feira, 25, e a quarta-feira, 27, a Defesa Civil manteve a atenção às estruturas que foram avaliadas e receberam os reforços necessários, como indica o coordenador do órgão operativo, o major Sílvio Prado. "Realizamos vistorias para avaliar se houve algum tipo de impacto nos materiais utilizados para sustentação das estruturas. Acabamento, tablado, carpetes e demais itens são verificados para que tenhamos tranquilidade como ocorreu nos primeiros dias de vento", ressalta o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, o major Sílvio Prado. 

Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão operativo da Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), está responsável pela segurança na área interna da arena de eventos, na praça Hilton Lopes. Estão escalados, por noite, 200 guardiões divididos entre patrulhamento, atuação nos postos elevados, além da atuação no ônibus de vídeo monitoramento, instalado no local.

O secretário de Defesa Social, Luís Fernando Almeida, ressalta que as câmeras instaladas no espaço de eventos trouxeram grande contribuição para a promoção de segurança e para o registro na redução do número de ocorrências. "São 16 câmeras espalhadas pela área do Forró Caju, o que contribui de maneira significativa com a segurança dos foliões. Além disso, somente no primeiro final de semana do evento, registramos a redução em 70% das ocorrência, em relação a última edição do evento", destacou o secretário.

O Forró Caju 2018 é realizado pelo Prefeitura de Aracaju com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Ministério da Cultura, Governo Federal.