Obras e Urbanização

Obras na Atalaia e Coroa do Meio consolidarão infraestrutura da área

10/07/18 17h31

Investimentos que beneficiarão diretamente uma população de mais de 30 mil pessoas que moram entre os bairros Atalaia e Coroa do Meio, resolverão problemas de alagamentos, criarão uma malha viária das ruas e avenidas que ainda não possuem pavimentação, e, estabelecerão novas condições urbanísticas e sanitárias adequadas para a convivência saudável dos moradores da região. Estes serão os resultados imediatos das duas obras retomadas recentemente pelo prefeito Edvaldo Nogueira e que, juntas, somam mais de R$ 28 milhões, conveniados entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal, vai resultar em mais de 20 km de ruas pavimentadas, um canal de macrodrenagem com extensão de mais de 2 km.

O projeto, que demarca a primeira etapa da obra, inclui serviços de terraplanagem, drenagem pluvial e pavimentação asfáltica de 12 ruas. No total, serão pavimentados 8 km de vias e a implantação de mais de 14 mil metros de meios-fios, equipamento que marca o desnível entre a calçada e o pavimento, orientando, assim, pedestres e transeuntes. Retomada há menos de dois meses, a obra, executada por uma empresa contratada, segue conforme o cronograma fixado e se concentram nas fases basilares.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, mesmo com o longo período paralisada, há uma previsão de celeridade nos trabalhos, levando em consideração as condições climáticas. "Nossos ficais acompanham tudo que é feito no canteiro de obras. Identificamos avançado e já temos os primeiros trechos de ruas pavimentadas, a exemplo da Josué da Cunha e Jorge Oliveira Neto", afirma Ferrari.

Já a segunda etapa, cuja ordem de serviço foi assinada na última quinta-feira, 5, e compreende a complementação da drenagem e pavimentação em 16 ruas dos bairros Atalaia e Coroa do Meio. A obra engloba mais de 11 km de pavimentação, implantação e manutenção de poços de visitas, boca de lobo, além da construção de um canal de concreto armado de medindo 2,1 km que auxiliará no sistema de drenagem e resolvendo os problemas de alagamentos existentes naquela parte da cidade.

Avanços

Os avanços na retomada de grandes obras foram fundamentais para proporcionar este momento de franco desenvolvimento observado nos bairros da cidade. "Executar obras não é apenas sair jogando manilhas embaixo do solo e asfalto em ruas. Precisa ter a integração necessária entre aspectos urbanísticos, ambientais e socioeconômicos. E são estas condicionantes que garantem a realização destes investimentos nesta obra. Por exemplo, nós mapeamos que Coroa do Meio e Atalaia estão entre as três primeiras quando se mede o crescimento populacional; também ocupam as primeiras posições quando se leva em consideração construções prediais destinadas a oferecer serviços como hotelaria; constatamos que ainda existem resquícios de dunas e mangues como paisagem natural e, portanto, mais suscetíveis às áreas inundáveis", explica Ferrari, acrescentando que todas estas informações são relevantes para as intervenções urbanas e consequentemente, para futuras melhorias da vida dos moradores e frequentadores da área.