Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Cultura

Arquivo Público Municipal integra a programação da Semana Acadêmica de Documentação da UFS

12/07/18 18h43

O Arquivo Público Municipal, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), recebeu nesta quinta-feira, 12, alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para uma visita guiada com o historiador Paulo Fernandes. A visitação integra o encerramento da programação da Semana Acadêmica de Documentação (Semadoc), realizada pelo Centro Acadêmico de Biblioteconomia e Documentação (Cabed), em parceria com o Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa (Plena), Departamento de Ciência da Informação (DCI) e Departamento de Museologia (DMS). 

A presidente do Cabed, Isis Garcia, explicou o motivo da escolha do Arquivo Público para encerrar o ciclo de atividades da Semana Acadêmica de Documentação. “Esta unidade é uma das poucas que possibilitam que o aluno de biblioteconomia e documentação seja estagiário. Além de ter seu acervo 100% catalogado e muito organizado, favorecendo uma experiência única para o estudante entender como é feito esse trabalho. Além dele estar instalada em um local de fácil acesso e, principalmente, por sua importância na nossa história”, pontuou.

O historiador Paulo Fernandes destacou a participação dos alunos e a importância de visitas como essa no Arquivo Público. “É uma grande responsabilidade. A Semana Acadêmica de Documentação englobou todos os estudantes e a maioria teve o contato com este universo através da teoria. Hoje, eles puderam colocar a teoria na prática. Abordamos as especificidades dos arquivos e suas organizações e falamos da importância de trazer a sociedade para este local. Aqui é um arquivo permanente, pois guarda documentos e informações. Os estudantes sentiram de perto o dia a dia de sua profissão”.

Com o olhar atento às explicações, a estudante do primeiro período de Biblioteconomia e Documentação, Rafaela Ferreira, falou de sua experiência em visitar, pela primeira vez, o Arquivo Público. “Acho uma oportunidade valiosa enquanto acadêmica da área, pois faz com que a gente perceba o quanto é importante ter conhecimento sobre a preservação da memória por meio dos documentos, impressos e fotos. Além de ser uma fonte oficial da história de uma cidade. Sou baiana e estou conhecendo a história de Aracaju através dos documentos e informações encontradas aqui”, comentou. 

Para a professora da UFS Valéria Aparecida Bari, essa visita permite a interação da universidade com o Arquivo Público, fomentando conhecimento e instigando calouros e veteranos a vivenciar e conhecer um pouco do seu futuro trabalho. “Esta memória pública de Aracaju tem a característica de trazer o que a gente chama de permanente, uma documentação informacional e histórica. Hoje, aqui, os alunos entenderam a conservação destes documentos e os cuidados que a gestão pública deve ter em relação a estas informações, deixando viva em nossa história”, justificou. 
 
Agendamento de Visitas

Para quem ainda não conhece, o Arquivo Público Municipal recebe visita de instituições de ensino através de grupos de estudantes e pesquisadores com objetivo de fomento à pesquisa de documentos, jornais e até fotografias relacionadas à capital sergipana, com informações desde do final do século XIX. A instituição fica localizada na Rua Estância, 36, no Centro de Aracaju, das 08h às 17h. Para agendamento de visitas, basta ligar para 3179-1381.