Prefeitura conclui ciclo de Consultas Públicas nos bairros que podem ser impactados pela Perimetral Oeste

Planejamento e Orçamento
13/07/2018 00h15

Mais uma etapa concluída com êxito para viabilizar uma obra histórica para o desenvolvimento da zona Oeste da capital. Na noite desta quinta-feira, 12, foi realizada a última das consultas públicas para aferição dos impactos sociais na construção da Avenida Perimetral Oeste, que ligaria o Lamarão à avenida Santa Gleide, nas imediações do Bugio. As consultas  são parte de um conjunto de exigências prévias da entidade financiadora, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a validação da operação que tem valor global de 75 milhões de dólares.

Uma equipe de consultores do banco, juntamente com uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Aracaju (Seplog, Emurb e Secretaria de Assistência Social) se engajaram na realização dessa etapa de interação inicial com a comunidade específica das áreas onde se avalia que haverá impacto direto. Foram realizadas consultas públicas junto aos moradores da região do Bugio, Soledade e Lamarão.

“Nossa meta é informar o que poderá ocorrer e dirimir as principais dúvidas apresentadas pela população no sentido de direcionar as ações para que tudo ocorra de modo mais sincronizado possível. Esta é uma etapa que atende a uma das premissas do BID, que é a de buscar fomentar o desenvolvimento nas comunidades adjacentes às obras financiadas”, explicou o consultor Nelson Simões, que vem conduzindo o processo junto às comunidades.

Esclarecimento Prévio

Para o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio Oliveira, é fundamental esclarecer à população de que se trata de uma fase preliminar para assegurar a operação de crédito que poderá promover uma verdadeira revolução urbanística na região, valorizando e dinamizando diversas atividades.

“Demonstramos, com exemplos de outras grandes obras exitosas já realizadas em Aracaju, a exemplo da obra da Coroa do Meio, que eliminou aquele cenário desumano das palafitas, o quanto toda a comunidade poderá ser beneficiada. De forma didática, também explicamos que todos os procedimentos atendem rigorosamente à legislação e aos ditames do BID, que tem um histórico extremamente positivo nas ações promovidas junto à Prefeitura de Aracaju”, evidenciou o secretário Augusto Fábio. 

A fase posterior agora se concentra na eliminação das eventuais dúvidas que não foram respondidas durante as consultas, onde foi adotada uma sistemática com a formação de comissões em cada localidade, composta por 10 moradores, que serão o elo entre a administração municipal e suas respectivas comunidades.