Direitos da criança e do adolescente é tema do ‘Diálogo Popular Kids’

Assistência Social e Cidadania
13/07/2018 19h27

Em comemoração aos 28 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu na tarde desta sexta-feira, 13, na Orla do bairro Porto Danta, mais uma edição do projeto Diálogo Popular. Desta vez, os direitos das crianças e dos adolescentes foram reforçados no evento, que tem como objetivo fomentar o debate sobre relevantes temas da sociedade.


Só a partir de 1990, com a criação do ECA, foi possível reconhecer as crianças e os adolescentes do Brasil, como sujeitos de direitos. Para mostrar de uma forma lúdica, quais foram esses ganhos e como a sociedade deve se comportar diante desta conquista, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria José Menezes Santos (Cras Coqueiral), unidade da Assistência Social, convocou toda comunidade de alcance para participar da edição ‘kids’ do projeto.


Segundo a diretora da Proteção Social do Sistema Único da Assistência Social (Suas), Inácia Brito, o evento traduz as ações comunitárias que os Cras devem desenvolver em seus respectivos territórios explorando a criatividade. “Nós trabalhamos através dessas ações de uma forma recreativa com o objetivo de explorar determinados temas. Hoje, trouxemos um assunto que deve ser discutido, principalmente, para que os nossos meninos e meninas cresçam sabendo se defender de futuras violações de direitos, trabalhando com a metodologia de prevenção que é o que já fazemos no âmbito da Proteção Social Básica”, explica.


A diretora dos Direitos Humanos, Lídia Anjos, observa a criação do estatuto como um grande avanço para sociedade brasileira. Para ela, realizar um diálogo comunitário como esse, fortalece as garantias do ECA e mostra aos adultos que eles são os responsáveis por garantir esses direitos. “O Estatuto da Criança e do Adolescente, sem dúvidas, foi um grande passo dado no Brasil. Com ele, nossos meninos e meninas passam a ser considerados pessoas com direitos. Além disso, nos responsabiliza, enquanto adultos, de operacionalizar esses direitos as nossas crianças e adolescentes. Com esse Diálogo Popular, nós estamos provocando essa localidade a pensar sobre a construção desse estatuto e sobre as nossas responsabilidades”, observa.


De acordo com a coordenadora do Cras Maria José, Vanessa Côrtes, a temática já é trabalhada através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ofertados pela instituição, mas a promoção do evento é muito mais que tratar da importância do ECA, é também um momento de comemoração por sua efetivação. “Não é uma ocasião para falar apenas dos direitos e deveres. Queremos também fortalecer os vínculos comunitários através de um dia de muitas atividades pedagógicas, de arte, esporte e cultura”, disse.


A atendente de restaurante, Maysa Laysa Leonardo dos Santos, aproveitou a folga e foi ao Diálogo Popular Kids com os seus filhos. “Foi uma oportunidade de aprendizado, tanto para mim, quanto para os meus filhos. Daqui, estamos saindo com a ideia de que temos que proteger as nossas crianças da violação dos seus direitos”. O projeto contou com o apoio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp).