Assistência Social de Aracaju participa do 4º Encontro Estadual do Peti

Assistência Social e Cidadania
17/07/2018 17h06

Representantes da Secretaria Municipal da Assistência Social participaram nesta terça-feira, 17, do 4º Encontro Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) de Sergipe. O evento, que tem como principal objetivo fortalecer o debate sobre os problemas ocasionados pelo trabalho infantil no estado, reuniu profissionais de todos os municípios.

Os avanços e entraves do trabalho infantil em Sergipe e o aperfeiçoamento das metodologias das ações realizadas pelos municípios foram algumas das questões abordadas no encontro. A secretária municipal da Assistência Social de Aracaju, Rosane Cunha, acredita que a ocasião contribui no fortalecimento das políticas públicas de erradicação do ingresso de crianças e adolescentes no mercado de trabalho. “Essa é uma oportunidade que temos de debater sobre iniciativas que estão dando certo nessa luta diária contra o trabalho infantil. Sem dúvidas, esse diálogo entre o Estado e os municípios ajuda no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao enfrentamento desse problema social, e nos faz repensar sobre as nossas ações. As leis já existem, temos que colocar em prática o que está no papel, seguindo a legislação no que diz respeito a esse tipo de exploração. É isso que estamos sempre buscando fazer”, observa.

Em Aracaju, durante todo o ano são realizados projetos e ações com a proposta de sensibilizar a população. “Aqui na capital temos um número crescente de crianças que estão trabalhando em feiras nos bairros. Nós, da gestão, temos a obrigação de fazer essa avaliação e apresentar à sociedade as consequências disso. Ainda encontramos muita dificuldade em relação à compreensão, por parte das pessoas, sobre os problemas que o trabalho infantil pode ocasionar. O que queremos é que essas crianças estudem, participem de cursos, atividades socioeducativas e pedagógicas, porque o futuro delas depende muito disso”, explica o coordenador da Proteção Social Especial da Assistência Social de Aracaju, Jonathan Rabelo.

Segundo a diretora do Departamento de Assistência Social da Seidh, Cleide Rejane Melo Silva, o Estado leva um assessoramento aos municípios com a pretensão de contribuir na luta contra o trabalho infantil. “Não podemos deixar que esse mal seja naturalizado. Temos que realmente erradicar esse problema social. Enquanto órgão responsável no Estado, levamos um assessoramento aos nossos municípios para reforçar o entendimento dessa questão e fazer com que cada cidade intensifique os seus trabalhos voltados ao combate e prevenção”, destaca.

Lateiros Curupira

O grupo percussivo Lateiros Curupira mostrou um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido com crianças e adolescentes referenciados pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná de Menezes, no bairro 17 de Março, no encontro. “Estamos aqui, principalmente, para discutir até mesmo estratégias e possibilidades. Essa formação artística, por exemplo, mostra que essas crianças podem participar de ações artísticas, e que essas atividades transformam, ajudam a tirar os pequenos dos perigos da vida e a refletirem sobre diversas questões”, opina o instrutor e vocalista do grupo, Ton Toy.