De volta a Aracaju, prefeito realiza mais uma #LivecomEdvaldo

Agência Aracaju de Notícias
17/07/2018 21h48

O prefeito Edvaldo Nogueira está de volta a Aracaju após participar do programa “Accelerating Growt in Brasilian Cities – Special Program for Brazilian Mayors” (em português ‘Acelerando o crescimento das cidades brasileiras’), curso oferecido em uma das mais renomadas instituições de ensino do mundo: a Universidade Columbia, em Nova Iorque. A agenda retomada nesta terça-feira, 17, foi cheia com o lançamento do prontuário eletrônico na Rede de Atenção Primária (Reap), mas ele achou tempo para realizar mais uma #LivecomEdvaldo, um espaço no qual o prefeito Edvaldo Nogueira responde e interage com internautas ao vivo por meio da sua página no Facebook.
 
No início da live, o prefeito deu destaque ao curso que realizou na Universidade Columbia, onde pôde aprender e compartilhar experiências sobre liderança, inovação e cidades inteligentes. Ele também comentou sobre a importância da primeira agenda desta terça: a implantação do prontuário eletrônico no Sistema Único de Saúde (SUS) do município. 
 
Sobre a nova tecnologia, ele enfatizou os enormes benefícios como a redução das filas, a organização das Unidades, a segurança das informações e a maior efetividade para o apontamento de diagnósticos. “Se Deus quiser até o fim do meu mandato eu quero que todos os usuários utilizar seus celulares para avaliar nossos serviços e marcar consultas. Desta maneira, nós estaremos trazendo uma verdadeira revolução para a Saúde em Aracaju”, afirmou Edvaldo.
 
Dando seguimento, o prefeito apontou os problemas resolvidos por conta das reivindicações feitas na live anterior. Dona Iracema, por exemplo, do bairro  Santa Lúcia, pediu melhoria na ponte do bairro. A Defesa Civil foi encaminhada ao local para uma vistoria. Felizmente, não constatou nenhuma grave avaria, mas uma necessidade de melhoria nas calçadas, ação já realizada. 
 
O comentário de Ana Paula, realizado na live passada, também virou ação da Prefeitura. Ela pediu celeridade para as cirurgias de catarata. O prefeito constatou que 638 operações do tipo estavam na fila. Então, entrou em contato com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e 233 já foram agendadas. 
 
Sem enganação
 
Por uma hora, o prefeito respondeu aos questionamentos dos internautas e deu informações importantes sobre o trabalho que está sendo realizado na cidade. A internauta Carla Nascimento perguntou sobre o novo cadastro nível baixa renda para o “Minha casa, Minha vida”. O prefeito explicou que trata-se de um programa federal, com recursos escassos no momento, e ressaltou que foi o gestor que mais criou casas populares na capital sergipana, seis mil unidades, inclusive formando o bairro 17 de Março. 
 
Cleverton Santos pediu informações sobre o fardamento para os agentes de saúde. Edvaldo afirmou já ter procurado a secretária da Saúde Waneska Barboza para resolver a situação o mais rápido possível.  
 
Também houve espaço para elogios, como o feito por Egisália Alves. “Boa noite, meu prefeito. Sou enfermeira do PSF. O prontuário eletrônico é uma grande conquista para atender melhor a população. Parabéns, Edvaldo!! Você está se saindo muito bem!!
 
Honrando o nome
 
Já no final da live, Edvaldo foi surpreendido pela mensagem do filho Maurício Soares. Ele pediu um balanço da administração e se disse orgulhoso do pai. A emoção tomou conta. “ Primeiramente você me orgulha. Meu balanço é positivo. Eu sofri nos primeiros meses de governo para dar resposta, quanto eu me dediquei para dar resposta e fazer o melhor. Eu estou muito feliz porque estou conseguindo. Limpei a cidade, melhorei a Saúde, regularizei o salário dos servidores e estou pagando uma dívida de 540 milhões. Então, eu acho que fiz meu melhor”, celebrou. 
 
Programação 
 
A Live com Edvaldo está marcada para dias de segundas-feiras a cada 15 dias, às 19h, através do Facebook e Instagram. O primeiro e segundo foram agendados em duas terças-feiras em decorrência da agenda do prefeito.