Professores encerram curso sobre uso de tablet e recebem maleta digital

Educação
17/07/2018 23h27

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e a secretária Municipal da Educação, Cecília Leite, participaram nesta terça-feira, 17, do encerramento de uma das etapas do curso de Operacionalização do Tablet Educacional, feito pelos professores do ensino fundamental. No evento, os educadores apresentaram suas experiências e os resultados obtidos em sala de aula com o uso do dispositivo eletrônico.
 
O curso faz parte do programa Horas de Estudo, realizado pelo Centro de Formação Continuada (Ceaf) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Após participarem de aulas sobre o uso do aparelho, os professores elaboraram atividades com os alunos e compartilharam no evento que aconteceu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos.

Na ocasião, o prefeito Edvaldo Nogueira também realizou a entrega da Maleta Digital para uma coordenadora pedagógica, simbolizando a nova etapa do projeto que seguirá com formações para os coordenadores. Para Edvaldo, o investimento na formação dos professores é de grande importância para os resultados obtidos em sala de aula.

"Este momento de capacitação é muito importante, pois os professores são os indutores do conhecimento para as crianças e adolescentes que fazem parte da rede municipal de ensino. A entrega destes tablets e das Malas Digitais representa um avanço e abre novas possibilidades de aprendizado. Elas reforçam os princípios da nossa gestão, de uso da tecnologia em favor das pessoas. Já foi assim com a implantação da matrícula online, que foi uma primeira ação da construção da Aracaju Inteligente".
 
Para Cecília Leite, levar a tecnologia às escolas e capacitar os professores é uma forma de acompanhar de perto, cada vez mais, o processo de aprendizagem dos alunos. "Para a Educação ser um instrumento de transformação na vida das pessoas, ela precisa estar sempre se renovando. Cada dia que realizamos um evento de formação, é uma alegria para mim, pois, apesar das dificuldades, temos conseguido manter esses cursos que refletirá na qualidade do ensino em sala de aula. Trazer a tecnologia para a escola é de fundamental importância, pois toda a nossa juventude está conectada e se não incorporamos isso no processo da aprendizagem, não acompanhamos o ritmo deles", afirma.

O tablet educacional já tem instalado aplicativos que auxiliarão os professores em suas aulas, como o TV Escola, Revista T e Portal do Professor. Os aparelhos ainda estão sendo distribuídos pelo Ceaf e outras turmas de professores também passarão por aulas de formação e apresentação de resultados.

Resultados

Durante a noite, cinco professores compartilharam suas experiências vividas em sala de aula utilizando o tablete educacional. A professora Wilma Anunciação, da Emef Núbia Marques, trabalhou com seus alunos do terceiro ano o filme Kung Fu Panda 1.

"Eu adoro trabalhar com mídias e estímulo os meus alunos a fazerem pesquisas usando a internet e a chegada do tablet facilitou o meu trabalho. Trabalhando o filme Kung Fu Panda, consegui falar sobre superação de vida, respeito às diferenças e sobre bullying. Além disso, observando a animação, eles aprenderam sobre história, geografia e cultura", conta a educadora.

Quem também teve êxito em sala de aula aliando o uso do tablet à lousa digital foi o professor Flávio Menezes, da Emef Ministro Geraldo Barreto Sobral. Ele aperfeiçoou o ensino da geografia e conta que os alunos se encantaram com o que viram. "Quando eles me viram chegar com o tablet, sabiam que a aula seria diferente e se animaram. Exibi para eles o mapa do Brasil e ensinei a localizar o estado em que moram, que muitos ainda não sabiam a localização de Sergipe no país. Trabalhei as regiões do Brasil, assim como os costumes de cada estado, culinária típica e características de cada região. Foi uma verdadeira viagem pelo país e o tablet ajudou a fluir melhor esse processo de ensino", comemora.
 
Carmem Pereira é professora da Sala de Recursos da Emef Oscar Nascimento e o tablet educacional a ajudou no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). "A Libras é a nossa segunda língua oficial e é preciso despertar nos alunos o gosto por ela. Na nossa escola, no momento, temos apenas um aluno surdo, mas os outros estudantes podem encontrar surdos em qualquer outro lugar e precisam estar preparados para esta comunicação. Meu primeiro trabalho foi sobre as cores e os sinais que as representam e o uso do tablet facilitou muito essa exposição", conta.
 
Formação continuada

Com os cursos de operacionalização do tablet educacional, a Semed retomou o programa Horas de Estudo. O objetivo é oferecer, cada vez mais,  qualificação para os profissionais do magistério e melhorar a dinâmica das aulas ministradas nas escolas municipais.

"Hoje temos uma oferta de cursos tanto do Ceaf, quanto do Departamento de Educação, em que os professores escolhem o que querem estudar. Está sendo um processo que estamos realizando aos poucos que é trazer o professor de volta para o Horas de Estudo mas, até o momento, a adesão está sendo muito positiva", revela a  diretora do Ceaf, Rita Amorim.
 
Depois dos professores, agora é a vez dos coordenadores pedagógicos passarem pela formação do uso do tablet. "Depois que os coordenadores receberem os aparelhos, nos encontraremos uma vez por mês, até dezembro, para fazermos uma avaliação e planejamento de tudo que está sendo feito. Os coordenadores passarão por uma formação mais ampla, para que eles possam dar esse apoio aos professores que estão em sala de aula", explica a coordenadora de formação continuada, Fátima Hinário.