Defesa Social participa da IX Semana de Geologia da UFS

Defesa Civil
18/07/2018 18h10

Na manhã desta quarta-feira, 18, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, integrou a programação da IX Semana de Geologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na ocasião, o geólogo do órgão municipal, Lucas de Santana, ministrou a palestra "A contribuição das geociências no mapeamento das áreas de risco", com destaque para as ações desenvolvidas na capital sergipana.

Durante a explanação, o geólogo chamou a atenção para as aplicações da geociência no trabalho de Defesa Civil, seus mecanismos de atuação e os projetos desenvolvidos em Aracaju. Também foi apresentado o trabalho de mapeamento das áreas de risco, que vem sendo intensificado desde o ano passado. O espaço possibilitou ressaltar o empenho da Prefeitura de Aracaju para o desenvolvimento de atividades de prevenção, inclusive com a criação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs).

Lucas de Santana explica a relevância da geociência para o trabalho desenvolvido nas atividade de Defesa Civil. "O geocientista compreende, de forma integral, os aspectos dos desastres naturais, como é o caso de inundações, enchentes, terremotos, dentre outros. Com o entendimento sobre esses tipos de desastres é possível realizar de forma mais concreta o mapeamento das situações de risco, dentro do município", explicou.

Para o coordenador Técnico e Operacional da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a interação com a universidade é de grande relevância. "É na universidade que se tem o conhecimento técnico, onde todas as informações surgem. Então, esse intercâmbio da Defesa Civil levando a prática, o que se observa em campo, e da universidade com os seus estudos, é completamente positivo, no sentido de contribuir para as ações que reduzam os riscos à sociedade", avaliou.

A estudante do curso de Geologia da UFS, Marilene Oliveira, 34, considerou a palestra enriquecedora. "É muito bom ver a aplicação do que vemos na academia. É um link muito positivo da comunidade com academia, que proporciona um conhecimento além dos ofertados por meio da bibliografia. Essa vivência é muito importante", destacou.

A professora Adriane Machado, do Departamento de Geologia da UFS, também analisou de forma positiva a interação com a Defesa Civil e a ampliação do conhecimento da sociedade sobre a área. "Essa palestra mostra a importância do nosso trabalho nas áreas de risco, em benefício da sociedade e para a prevenção de acidentes. Foi uma oportunidade de mostrar aos alunos do curso a contribuição dos geólogos na área de Defesa Civil, especialmente em relação às questões de vulnerabilidade e mapeamento das áreas de risco", reforçou.