SMS e Semed realizam ações educativas através do Programa Saúde na Escola

Saúde
18/07/2018 18h38

Para contribuir com uma formação integral dos estudantes por meio de prevenção, promoção e atenção à saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira, 18, ações educativas nas escolas municipais.

O objetivo das visitas, realizadas através do Programa Saúde na Escola (PSE), foi o de incentivar alunos a terem uma vida mais saudável. As crianças também foram orientadas em relação ao combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Segundo a referência técnica do PSE, Aline Guimarães, a ação realizada teve como função a integração e articulação permanente da educação e da saúde para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras, tendo como base a articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde.

"O trabalho feito em parceria rendeu diversas atividades, como palestras, apresentações, acuidade visual, avaliações antropométricas e educação nutricional, com dicas de alimentação saudável. Para isso, fizemos todo um planejamento, junto com os profissionais especializados, a fim de garantir não apenas a saúde dos alunos, mas também um melhor desenvolvimento educacional", explicou.

Importância

Para a professora de educação física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Edivaneide Oliveira, a escola é um ambiente adequado para ações de educação alimentar e nutricional, porque se configura em um segundo espaço da criança depois da família.

"Os alunos são atendidos, explicados sobre o tema, e feita a avaliação antropométrica, que é o método de investigação em nutrição, baseado na medição das variações físicas e na composição corporal global. É aplicável em todas as fases do ciclo de vida e permite a classificação de indivíduos e grupos segundo o seu estado nutricional. Então nós acreditamos que ações como essa do PSE são fundamentais, e que atitudes assim podem mudar o futuro de muitas crianças", falou. 

O supervisor de endemias da SMS, Roníssom Mendonça, que participou das ações, ressaltou a importância de orientar as crianças para o combate ao mosquito Aedes aegypti. "Essas ações possibilitam uma conversa direta com as crianças no que diz respeito ao perigo de não se combater o mosquito. É fundamental que elas entendam o papel que todos nós temos nessa luta e se transformem em multiplicadores da informação, levando para dentro de casa tudo aquilo que aprenderam na escola", disse.