Cras Santa Maria realiza encontro com famílias atendidas

Assistência Social e Cidadania
18/07/2018 21h25

O olhar, o cuidar e, principalmente, o brincar são importantes etapas no processo de desenvolvimento de todas as crianças. Para mostrar algumas possibilidades de interação que os pais podem aderir para usufruir com os seus filhos nos momentos prazerosos, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria, unidade da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou nesta quinta-feira, 18, um encontro com as famílias referenciadas.

Na ocasião foram promovidas oficinas, atividades pedagógicas e recreativas. Segundo a coordenadora da Proteção Social Básica, Lara Cíntia, a oportunidade levou ações vinculadas ao Serviço de Proteção e Atendimento à Família (Paif), com a perspectiva de retratar a importância da relação entre pais e filhos para o fortalecimento de vínculos familiares. “Buscamos unir essas famílias com dinâmicas e oficinas que têm como pretensão trabalhar diversas questões do convívio familiar, dando ênfase à brincadeira, por entendermos que tudo começa pelo brincar. Queremos mostrar que existem diversas maneiras simples que ajudam muito no desenvolvimento infantil”, explica.

No município de Aracaju, o Cras Santa Maria é referência na promoção de ações que atendem crianças em situação de vulnerabilidade. Para a coordenadora da unidade da Assistência Social, Milena Rocha, o desenvolvimento de atividades com este foco tem rendido bons frutos. “As crianças que pertencem ao núcleo de famílias em situação de vulnerabilidade, na maioria das vezes, apresentam problemas relacionados aos aspectos nutricional, psicomotor, de informação e escolaridade. Então, com a implantação de ações como essa, estamos ampliando a rede de atenção e cuidado integral com os meninos e meninas referenciadas pela Assistência Social, garantindo uma atenção especial a essas famílias e contribuindo para o desenvolvimento dos nossos pequenos”, disse.

Atualmente, 80 famílias do bairro Santa Maria são beneficiadas com os projetos voltados à evolução de crianças. A doméstica Maria José Santos Pereira recebe os visitadores uma vez por semana em sua residência. Para ela, as experiências passadas por outras mães e também conhecimento técnico de profissionais proporcionados pelo encontro vai ajudar muito em casa. “Essa reunião só nos traz coisas boas. É nítido o quanto o Cras tem contribuído para as nossas vidas, ainda mais para a vida dos nossos filhos, por meio do programa. Essa troca de vivências vai agregar muito”, observa.

Segundo a visitadora Gleicy Kelly Góis da Silva, as técnicas passadas durante a ocasião promovem práticas que estimulam o desenvolvimento físico, motor, cognitivo e afetivo de cada criança atendida. “Durante a semana, a gente faz visitas às residências dos referenciados pelo Cras, propondo desafios para que os responsáveis desenvolvam com os seus filhos. São brincadeiras simples que vão intensificar a evolução de várias áreas do corpo da criança. Nesta tarde, estamos garantindo a interação entre as famílias e passando novos métodos que vão ajudar a revigorar os vínculos afetivos dos beneficiados”, destaca.

O encontro contou com algumas parcerias. O Banco Itaú foi um desses parceiros e disponibilizou 100 livros infantis como o objetivo de estimular a leitura dos participantes.  O grupo recreativo ‘Bem Querer’ também se fez presente. “Unimos-nos ao programa com o intuito de apresentar receitas de brincadeiras e mostrando o quando aquela simples atividade contribui para o desenvolvimento da criança”, conta a psicóloga e integrante do grupo, Camila Barreto.