Canalização trará benefícios para os bairros Cidade Nova a Japãozinho

Obras e Urbanização
19/07/2018 11h51

A Prefeitura de Aracaju tem sido bastante prudente e sensível às necessidades básicas da população aracajuana. Atuando com equidade e isonomia, a gestão municipal investe em vários pontos da cidade e melhora a vida das pessoas que mais precisam do poder público. É o caso da obra executada numa região localizada entre os bairros Cidade Nova e Japãozinho. Lá está sendo construído um canal de concreto armado que vai resolver os problemas na rede de drenagem e ampliar a mobilidade. Orçada em cerca de R$ 1,5 milhão, conveniado com o Governo Federal, a obra consiste na construção de um canal na avenida A, além da pavimentação e sinalização horizontal e vertical.

Pelos cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somadas, as populações dos bairros Cidade Nova e Japãozinho ultrapassam 30 mil moradores, sendo que, desse total, aproximadamente 45% são jovens de até 16 anos. Esses dados são relevantes e indicam a necessidade de investimentos em políticas públicas de saúde coletiva que resguardem essa parcela da população de doenças provocadas pela falta de saneamento básico. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 80% da população jovem brasileira já foi infectada por doenças infectocontagiosas e o total dessas internações custam cerca de R$ 140 milhões por ano ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O saneamento básico é um serviço público tão importante neste século que muitas entidades não-governamentais atuam com ações e campanhas sobre o tema. Um exemplo foi a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que teve como tema "Casa comum, nossa responsabilidade", cujo objetivo foi chamar a atenção para a necessidade de melhorar as condições de saneamento do país.

Andamento

Com cerca de 30 operários trabalhando na obra, o cronograma começa a ganhar celeridade na fase de implantação das células que resultará no canal subterrâneo. Após essa fase, será iniciada a implementação da base necessária para o piso asfáltico e a sinalização horizontal.