Saúde inicia ciclo de oficinas de capacitação para fortalecer o controle social em Aracaju

Saúde
19/07/2018 20h55

Com o objetivo de desenvolver o processo de qualificação dos integrantes dos Conselhos Locais de Saúde (CLS), conforme traçado no planejamento estratégico da Secretaria e do Conselho Municipal de Saúde (SMS e CMS), foi iniciado nesta quinta-feira, 19, no auditório do Centro de Saúde Adolescente (Caic), bairro Getúlio Vargas, um ciclo de oficinas de capacitação.

Segundo o técnico da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Luiz Cláudio Barreto, este ciclo de oficinas de capacitação é um marco de gestão e está sendo realizado para qualificar e desenvolver todos os CLS, na tentativa de se tornarem ainda mais parceiros no controle social e na mobilização popular junto à gestão municipal da Saúde em Aracaju. “É preciso a união de esforços na Saúde como um todo, para que juntos, gestão e controle social, garantam a melhoria do SUS de Aracaju. Para essa mobilização, tivemos como facilitadoras, as servidoras Jane Curbane, Kátia Aragão e Sindaya Belfort", informou.

De acordo com o presidente do CMS, Augusto Couto, um dos primeiros objetivos era organizar todos os CLS e depois capacitá-los. “Hoje estamos agraciados com este início de ciclo de oficinas, é um pontapé da qualificação envolvendo todos os conselheiros, orientando o papel que cada um deve exercer para organizar o nosso SUS”, disse.

Para o presidente do conselho da 5ª região de Aracaju, José Gomes, além dos conselheiros terem o papel de fiscalizar os serviços e as unidades de saúde, eles devem colaborar com as necessidades das localidades e ajudar a viabilizar o acesso aos serviços. “E essa capacitação é um marco extraordinário, pois estamos tentando resistir ao desmonte do SUS e precisamos estar capacitados. Agradecemos a sensibilidade da gestão em acreditar na proposta dos conselhos, e sabemos que juntos seguiremos na melhora do SUS", reconheceu.