Rock e Jazz se misturam e encantam público no Quinta Instrumental

Cultura
20/07/2018 00h48

Com uma identidade sonora peculiar e marcante pertinente ao Jazz e ao Rock, fazendo união com vários ritmos típicos do Nordeste, como o Ijexá, Baião e o Maracatu, o artista baiano Igor Gnomo encantou o público do projeto ‘Quinta Instrumental’ na noite desta quinta-feira, 19. O show, realizado no palco do Teatro João Costa do Centro Cultural da capital, é um projeto de valorização da cultura musical promovido pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

Igor Gnomo e os demais integrantes da banda apresentaram um novo projeto intitulado ‘Afrontar’, repleto de composições autorais e releituras que passeiam por Dominguinhos, Hermeto Pascoal e Chico Science. Segundo o músico, essa foi a primeira apresentação deste trabalho no Brasil, já que a novidade foi lançada na Argentina. “Trouxemos para esse show instrumentos mais exóticos, como a piscina com água, colheres, e dentro desse repertório tocamos composições mais antigas”. 
 
O artista baiano, que subiu ao palco do ‘Quinta Instrumental’ pela segunda vez, agradeceu a receptividade do público e ressaltou a excelência do evento. “Desde a primeira edição deste projeto, eu já sabia que teria vida longa, devido à qualidade e a organização da equipe da Funcaju responsável pela realização. Nesse momento de falta de incentivo à cultura em nosso país, precisamos de programas ativos como esse, de atividades contínua e de qualidade”, ressaltou Gnomo.
 
O baterista Thiago Reuel falou sobre o convite que recebeu de Igor Gnomo para realizar uma participação especial neste ‘Quinta Instrumental’. “Estar aqui hoje tocando com meus amigos de início de carreira é muito gratificante. Me sinto privilegiado. Essa iniciativa da Funcaju é muito boa, porque acompanha o despertar do Brasil para a música instrumental. Aracaju sempre dá exemplo cultural para todo o Nordeste”, elogiou.
 
De acordo com o assessor técnico da Fundação Cultural, Everson Vieira, o ‘Quinta Instrumental’ consegue se manter com padrão de excelência na cena musical de Aracaju, por trazer uma grande diversidade para a cidade. “A Funcaju acredita que esse é um dos principais papéis do poder público, transformar um projeto como esse em política pública”, comentou. 
 
Pela primeira vez no evento, a servidora pública Maria Auta, prestigiou a apresentação do grupo baiano e contou como soube da existência do projeto. “Acabei vindo prestigiar Igor Gnomo devido ao meu filho ser amigo do pessoal da banda. A partir de agora pretendo vir muito mais. Estou encantada. Vou começar a divulgar com meus amigos essa belíssima ideia da Prefeitura de Aracaju”, parabenizou. 
 
Projeto
 
Desenvolvido através do planejamento estratégico realizado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o ‘Quinta Instrumental’ nasceu com o propósito de ocupar o centro histórico da capital sergipana com as diversas linguagens das artes. 
 
O projeto tornou-se, num curto espaço de tempo, um atrativo na agenda cultural, oferecendo aos aracajuanos e turistas uma música de qualidade e totalmente gratuita. O evento acontece sempre às quintas-feiras, exceto nos feriados, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), localizado na praça General Valadão, no Centro da capital, às 20h.