Aulas de zumba em escola municipal estimulam alunos, pais e funcionários

Educação
20/07/2018 14h17

Há cerca de um mês, a hora da saída tem sido diferente na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria da Glória Macedo, no Bairro Industrial. Quando toca o sinal, a animação no pátio da instituição não é para ir pra casa, mas para participar da aula de zumba. O projeto, que acontece quatro vezes por semana, de manhã e à tarde, já conquistou alunos, pais e funcionários da escola que, com muita disposição, se reúnem para praticar este exercício físico embalado por ritmos latinos.

As aulas começaram de forma tímida, apenas em datas comemorativas na escola, como o Dia das Mães e dos professores. A partir disso, diante dos pedidos de alunos e pais pela continuidade, o projeto se tornou permanente. Às terças e quintas-feiras, nos horários de saída (de manhã 11h10 e à tarde 17h10), mais de cinquenta alunos participam das aulas que duram, em média cinquenta minutos. Segundo a diretora da escola, Gleice Mafra, a atividade tem rendido vários frutos positivos.

“Todos queriam aula de zumba, tanto alunos quanto os pais. E já percebemos uma melhora no comportamento, porque combinamos que só vai participar da atividade quem se comportar durante as aulas, então, além de ajudar no desenvolvimento e condicionamento físico e psicológico, pois também melhora a concentração, colhemos os frutos também pedagogicamente”, afirma. “Vemos meninos e meninas que eram muito introvertidos e tímidos e, depois das aulas, estão mais soltos, mais participativos em sala de aula”, completa Gleice.

Participantes

Nos dias de zumba, a ansiedade é grande para a aula começar. Evilin Cristine Balbino, de 11 anos e aluna do quinto ano é uma das mais animadas. “Eu adoro a zumba porque a aula é muito boa e o professor também. E eu acho importante participar das atividades da escola”, diz. Natanael Santos, de 15 anos, é um dos que se destaca nas coreografias. “Acho que a gente fica com mais disposição no corpo e também pra estudar. Eu não perco nenhuma aula”.

A merendeira da Emef, Nazaré Santana, está nesta função há dois anos. Ela foi a responsável pelo contato entre a escola e o instrutor. Ela é uma das funcionárias da escola que também participam das aulas. “Eu achei muito interessante quando a diretora se interessou em criar esse projeto. Eu termino o expediente e corro pra zumba porque estou acima do peso e é muito bom para saúde. Está não só me ajudando mas também aos alunos e aos pais”.

A dona de casa Patricia Nascimento é moradora do bairro Industrial e tem quatro filhos matriculados na Emef Maria da Glória Macedo. Duas vezes por semana, ela põe a roupa apropriada para a atividade e, junto aos filhos e a outros pais, participa. “É um projeto muito bom. Eu já estava querendo fazer zumba há muito tempo, mas não tinha condições financeiras de entrar em uma academia. Foi quando surgiu esse projeto e eu abracei. Os meus quatro filhos participam e ficam muito animados nos dias das aulas e melhoraram até no rendimento escolar. Além disso, é um momento de lazer que tenho ao lado deles”, comemora.

Instrutor

Luís Rafael Rocha tem 23 anos e é ex-aluno da Emef Maria da Glória Macedo. Hoje, ele volta à unidade como voluntário no projeto de zumba. Trabalhando com ritmos há cerca de dois anos, Luís Rafael conta que essa é a sua primeira experiência com uma turma formada, em sua maioria, por crianças. “Foi um desafio. Precisei adaptar alguns passos e também há um cuidado com as letras das músicas selecionadas, mas tem tido um retorno bastante positivo”, conta

O convite para ser voluntário na escola foi aceito de imediato e, segundo o instrutor, ser um ex-aluno da instituição foi um dos fatores que contribuiu para a decisão. “Já estudei aqui e agora estou de volta, mas trabalhando, não poderia negar esse convite. Fora isso, o carinho que as crianças têm por mim me incentiva. Quando elas me veem na rua, me abordavam, perguntando quando teria aula novamente e os pais também”.

Luís Rafael dá aulas em academias e ainda trabalha em um provedor de internet do bairro. Mesmo com a correria do dia a dia, quatro vezes por semana, o compromisso com a escola é sua prioridade. “As vezes faço um esforço muito grande para chegar no horário e chego aqui cansado, mas quando vejo a recepção que os alunos e os pais fazem, me recebem de braços abertos e cheios de animação, todo o cansaço do dia vai embora. Não tem coisa melhor”, garante.

Zumba

A zumba é um programa de exercícios físicos que surgiu na Colômbia na década de 1990 e foi desenvolvido pelo coreografo Alberto Pérez. A atividade incorpora movimentos de artes marciais, agachamentos e outras técnicas aeróbicas, ao som de ritmos latinos como salsa, lambada, reggaeton e cúmbia.