Técnicos da Seplog são capacitados em virtualização de servidores

Planejamento e Orçamento
20/07/2018 17h36

Investir em tecnologia no sentido de modernizar e aperfeiçoar o atendimento ao cidadão é uma das premissas elencadas no Planejamento Estratégico, que tem como foco transformar Aracaju numa cidade moderna, inteligente, criativa e com qualidade de vida. Neste sentido, a gestão municipal vem investindo na capacitação da sua mão de obra, promovendo o avanço qualitativo dos serviços executados. Desta vez, uma equipe formada por técnicos da Coordenadoria Geral de Tecnologia da Informação (Cogetin), da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), está sendo capacitada sobre virtualização de servidores.

Trata-se de uma técnica no âmbito da Tecnologia da Informação (TI) que proporcionará à gestão municipal uma série de benefícios como economia de gastos, espaço físico, entre outros, como explicou o consultor e facilitador da capacitação, Felipe Dias da Silva. "Este processo trará um ganho, não somente no aspecto financeiro, com a redução de custos, mas, também, em diversos aspectos, como, por exemplo, a dinamização das tarefas diárias dos órgãos. Além disso, dará mais liberdade para a execução de outras ações", disse.

De acordo com o secretário da Seplog, Augusto Fábio, a modernização vai impactar, principalmente, no próprio atendimento à população. "Esta gestão tem focado e trabalhado na questão da economicidade e, para isso, tem proporcionado àqueles que fazem a Prefeitura de Aracaju a expansão do conhecimento. Isso se traduz em equipes preparadas e engajadas no atendimento ao público, além do aumento de produtividade dos equipamentos, economia de energia elétrica, e maior disponibilidade de ações e serviços executados pela administração municipal", pontuou.

Augusto Fábio disse, também, que "já foram adquiridos três novos equipamentos que serão responsáveis por triplicar a capacidade de processamento de dados, que é uma medida fundamental para a modernização dos processos administrativos". Para Everaldo Alves, que trabalha com a ferramenta na Cogetin, os novos equipamentos proporcionarão grande avanço no atendimento às demandas, e a reciclagem é fundamental nesse sentido. "Com esse treinamento a gente atualiza o conhecimento sobre a virtualização de servidores e, consequentemente, passa a utilizar a ferramenta com mais propriedade".

O coordenador da Cogetin, Sérgio Luis Rosin, explicou que a capacitação tem duração de duas semanas. "Nesta primeira semana abordamos os temas instalação, configuração e gerenciamento dos equipamentos. O próximo tema a ser estudado é o sistema de backup que foi adquirido no mesmo conjunto de soluções".