Defesa Social realiza segundo curso de formação de Nudec no bairro Jabotiana

Defesa Civil
21/07/2018 20h12

Na manhã deste sábado, 21, a Secretaria de Defesa Social e da Cidadania, por meio da Defesa Civil de Aracaju, iniciou o segundo curso de formação para o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), no bairro Jabotiana. A programação foi desenvolvida no espaço do Conselho de Moradores do Residencial Santa Lúcia, para atender a demanda da própria comunidade.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, o curso desenvolvido em horário diferenciado possibilita a participação de um maior número de pessoas. "A demanda partiu da própria comunidade. Isso demonstra que a formação da primeira turma gerou bons resultados. As pessoas gostaram e indicaram a necessidade de uma nova turma para que mais pessoas pudessem nos auxiliar nessa missão", destacou.

O curso contempla cinco aulas teóricas e uma prática. A primeira, que abrangeu os conceitos básicos de Defesa Civil, identificação de riscos, prevenção e entendimento sobre a atuação do Nudec, foi ministrada pelo próprio coordenador de Defesa Civil de Aracaju. "Falamos sobre os aspectos que contemplam a nossa missão. Prevenção, Preparação, Mitigação, Resposta e Recuperação. A atividade foi positiva e mostra a credibilidade que a Defesa Civil tem perante a sociedade. Observamos que uma vez formado o Nudec na comunidade várias outras pessoas também se sentem motivadas a participar", ressaltou o major Sílvio Prado. 

A técnica em Enfermagem, Valéria Nunes, aproveitou a oportunidade. "Como eu já tenho uma experiência para lhe dar com pessoas e gosto de incentivar a salvar vidas e ajudar a evitar tragédias, me senti muito motivada para participar. Estou adorando o curso. Para mim vai ser muito importante e tenho certeza que para todos os que estão aqui, também, além de toda a comunidade, que será beneficiada a partir dessas pessoas que estão se preparando e doando seu tempo", avaliou.


A estudante de fisioterapia, Thaís Nunes, encontrou no curso a chance de ampliar conhecimentos e interagir com a comunidade. "É importante aprender a decidir em comunidade o que é melhor para todos. Estou achando o curso muito bom e a expectativa é de aprender muito mais com essa experiência", ressaltou a universitária.


Acidentes domésticos e noções de primeiros socorros

O segundo momento do curso contemplou conhecimentos sobre riscos que podem ser observados no cotidiano, especialmente no ambiente doméstico. O objetivo foi, justamente, reavivar a percepção a cerca desses riscos e tornar os participantes agentes multiplicadores das informações úteis à prevenção de acidentes. 

A palestra foi ministrada pelo coordenador técnico operacional da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, que além de possuir formação na área de Engenharia, também, possui experiência como bombeiro militar. "Muitas vezes, justamente nos locais que mais frequentamos, nos acostumamos com as situações de riscos. Há uma queda de percepção. Por isso, o objetivo dessa aula é reavivar essa percepção e tornar os participantes multiplicadores das informações passadas, tanto em suas casas quanto nos locais que venham a frequentar", explicou.


Manipulação de velas, botijão de gás, eletricidade, incêndios e situações que exigem primeiros socorros, também, foram assuntos abordados durante o encontro. "Além disso, apresentamos as medidas que podem ser adotadas para evitar os riscos e, para os casos em que ocorra algum evento, quais os primeiros socorros a serem adotados", acrescentou.