Esmaltes com cores vibrantes são a cara do verão

Notícias
25/01/2012 09h11

por Catarina Schneider


Colecionar esmaltes virou febre entre as mulheres. Com variadas marcas e tonalidades, os esmaltes se tornaram um item indispensável. Para muitas delas, é impossível escolher uma roupa sem pensar na cor das unhas. Desse modo, pode-se dizer que esmaltes são acessórios fundamentais no universo feminino.

Cores vibrantes, como o rosa e o amarelo, são a cara do verão. Porém, segundo Marcelle Cristinne, da coluna Verniz do blog Oxente Xique, a cor que vai estar em alta no verão 2012 é o laranja e todas as tonalidades que passeiam por ele. Para as mulheres que são mais ousadas, a tonalidade mais forte vai ser tendência na estação, mas para aquelas que são mais reservadas, os tons de pastel e coral também entram na tendência.

Outra cor que vai estar em evidência é o azul, principalmente o azul royal. Segundo a colunista, a tendência do color block, ou seja, combinação de blocos de cores, continuará na moda durante o verão. Com isso, a combinação do laranja e o azul também deverá ser utilizada bastante. "Usar uma roupa de cor impactante e acessórios de outra tonalidade vai ser a tendência da moda", explica ela. Assim, combinar um esmalte laranja com a bolsa carteira azul é uma excelente pedida.

Efeitos

Marcelle acredita que os efeitos que vão predominar são os esmaltes fotocromáticos, aqueles que mudam de cor na presença da luz. "Esses esmaltes estão chegando ao mercado e acredito que vão fazer sucesso, principalmente por ter essa brincadeira com a luz do sol", conta ela. Os holográficos, por conterem micro partículas multicoloridas e formarem uma espécie de arco-íris, também continuarão em alta.

A francesinha colorida, conhecida por inglesinha, também continua, só que agora um pouco mais ousada, com grafismos e listras. A espanhola, francesinha com o traço diagonal de outra cor, vai ser outra grande tendência. Segundo a blogueira, os adesivos devem continuar, mas ela acredita que não foi uma moda que pegou muito em Aracaju. "O adesivo foi como uma febre rápida que poucas mulheres aderiram", explica ela.

O fosco também não foi um efeito bem aceito, além de ser um esmalte mais usado no inverno. "Para o verão, apostaria nos esmaltes duo ou poli cromáticos, que refletem duas ou mais cores de acordo com a incidência da luz. Brincar com a luz é um efeito que vai ser tendência", explica Marcelle.

Dicas

Para preservar as unhas, Marcelle deu algumas dicas para a cutícula, como o uso do creme redutor de cutículas e da cera hidratante que facilita na hora de retirá-las. "Só tenho visto vantagens nessa hidratação. Passo o redutor antes de dormir, para que ele haja na unha durante a noite. Já o creme hidratante é para evitar o ressecamento", explica ela. O processo de hidratação é diário e o ideal é que a cera seja utilizada de duas a três vezes por semana, e o redutor uma vez ao dia.

Para as mulheres que não saem da praia e piscina durante o verão, a blogueira também deu dicas para preservar o esmalte. "Pode ser utilizado um extra-brilho, que além de ser secagem rápida, dá mais brilho e protege o esmalte, para quem quer aproveitar o verão", explica. Ela ressalta que antes de passar o esmalte, é importante usar uma base fortalecedora para que a unha fique mais protegida.

De acordo com Marcelle, a moda é só uma forma de orientar o que está em alta, e não uma regra. "A ideia é que independente da cor que estiver na moda, tem que gostar do que está usando e gostar do seu estilo. Creio que o mais importante é usar o bom senso", conclui.