Saúde

Curta SUS debate violência no trânsito

Saúde
15/05/2012 11h40

Na manhã desta terça-feira, dia 15, estudantes da Escola Estadual Professor Manoel Franco Freire, localizada no Conjunto Sol Nascente, receberam a visita do Projeto Curta SUS. O Curta SUS é uma iniciativa do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A garotada do 5° ano assistiu e debateu o curta-metragem A Ilha, do diretor Alê Camargo. Intermediado por técnicos do projeto, o debate abordou temas variados como violência no trânsito, alimentação saudável e cultura da paz.

A referência técnica do Curta SUS, Chenya Coutinho explica que o curta-metragem de animação gráfica envolveu a garotada, que ficou livre para expor os pensamentos. “A Ilha retrata problemas atuais e tem um roteiro marcado pela comédia e humor, o que facilitou muito o diálogo com os jovens”, comenta a referência técnica.

Com a missão de sensibilizar para aspectos da educação e dos cuidados em saúde, o Projeto Curta SUS vem registrando uma grande aceitação nas escolas da capital. “A cada dia recebemos mais convites das escolas e isso é um sinal positivo, mostra que estamos nos aproximando da comunidade com o Sistema Único de Saúde (SUS/Aracaju)”, afirma o coordenador do Nuprin, Murilo Andrade.

Teatro de Fantoches

Usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira também participaram de uma atividade especial na manhã desta terça-feira. Alunos do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) realizaram uma apresentação de teatro de fantoches para a comunidade com o tema “O SUS que não vemos”.

O grupo foi coordenado pela enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF), Irene Alves de Deus. “Hoje tivemos um momento de descontração e de lazer. Além disso, foi um momento para lembrarmos da importância dos hábitos saudáveis que podem prevenir as doenças e melhorar a qualidade de vida”, elogia a gerente da USF Manoel de Souza, Carine Garrido.