Serviços Urbanos

Projeto de conscientização ambiental é apresentado no Jabotiana

Serviços Urbanos
12/11/2012 17h00

Na manhã desta segunda-feira, 12, os usuários que utilizam os serviços da Unidade de Saúde Manoel de Souza Pereira, no bairro Jabotiana, foram surpreendidos com a presença dos agentes ambientais do projeto Cidadão Consciente, Cidade Limpa. Representantes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) explicaram aos presentes sobre a nova intervenção de conscientização ambiental da Prefeitura Municipal de Aracaju que será iniciada na região.

A assistente social Neire Costa expôs para a comunidade a importância da parceria. "Esta iniciativa irá somar-se ao projeto Construindo uma Jabotiana Saúdavel, que há 11 anos vem trabalhando com várias ações voltadas para sustentabilidade como a coleta seletiva, a preservação dos rios, plantio e adoção de árvores, que são feitas em parceria com a Emsurb, e estes projetos são sempre aplicados com o apoio da comunidade. Fiquei muito satisfeita com esta apresentação pós-caminhada ecológica, temos um retorno positivo em relação aos trabalhos que desenvolvemos aqui, um exemplo é que a comunidade da Jabotiana tem uma participação considerável em relação à coleta seletiva", destacou ela, que faz parte da comissão organizadora da Caminhada Ecológica do Jabotiana que ocorreu no último dia 9.

O gerente de limpeza urbana da Emsurb, Reinaldo de Souza, ressaltou a todos que esta ação inicial já faz parte do trabalho que os agentes irão executar de porta em porta. "Este encontro possibilitou que a comunidade conheça estes agentes e confiem na seriedade do trabalho desempenhado por eles, que estarão totalmente uniformizados e acompanhados dos educadores ambientais. Fizemos um planejamento para atender o bairro Jabotiana com os conjuntos Juscelino Kubitschek, Sol Nascente e Santa Lúcia", explicou o gestor que por várias vezes respondeu aos questionamentos do público presente.

Atenta às informações repassadas a dona de casa Maria Rosângela Oliveira também comentou sobre a iniciativa: "Vim até a unidade para resolver um problema de saúde e não imaginava que esta ação aconteceria aqui. Gostei das explicações sobre coleta seletiva, o descarte correto do lixo, inclusive de baterias e pilhas, e até o anotei o contato do disque-óleo, que serve para coletar o óleo de cozinha que usamos em casa e que não deve ser eliminado de qualquer forma. Irei receber com satisfação os agentes quando eles chegarem à minha residência", afirmou a cidadã.

Para a agente ambiental Alana Santos, o primeiro encontro com a comunidade local foi bem interessante. "Transmite uma confiança e seriedade ao nosso trabalho que parece simples, mas que tem um grande valor para a preservação do meio ambiente", concluiu a agente.

Projeto ‘Cidadão Consciente, Cidade Limpa'

O projeto é composto por jovens aprendizes, capacitados como agentes ambientais e coordenados por educadores ambientais da Emsurb. As equipes percorrem as ruas dos bairros que estão inseridos no programa visando conscientizar os moradores sobre os benefícios da coleta seletiva, o descarte correto do lixo e a necessidade de cooperação de todos para que o trabalho alcance êxito no aproveitamento do que é recolhido. Através desse trabalho os agentes também incentivam aos cidadãos a armazenarem o óleo de cozinha evitando que este resíduo contribua com a poluição dos rios. A orientação é armazenar o resíduo e ligar para o Disque Óleo pelo 3141-7401/3259-7377.

Caminhada do Jabotiana

Na manhã da última sexta-feira, 9, moradores, alunos de instituições de ensino e profissionais da Unidade de Saúde Manoel de Souza Pereira participaram da XI Caminhada Ecológica "Construindo uma Jabotiana Saudável", que celebrou a importância da preservação ambiental. O bairro situado na Zona Oeste de Aracaju é uma área peculiar que agrega um ambiente urbano bem próximo à natureza. No entorno estão o rio Poxim, as lagoas do Areal e Doce, riachos tributários do Poxim, brejos, manguezais, manchas de Mata Atlântica, pomares de jaqueiras, mangueiras e coqueirais.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que promoveu de forma antecipada a limpeza do percurso da caminhada. "Desde o dia 5 estamos realizando um mutirão de limpeza que atendeu o trajeto da caminhada e as adjacências, quem participou do evento percebeu um cenário limpo e bem conservado. Agora estamos realizando este serviço no Conjunto Santa Lúcia e Sol Nascente e logo após iremos para o Conjunto Juscelino Kubitschek. Este tipo de serviço envolve mais de 60 agentes de limpeza", explicou o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Reinaldo de Souza.

A assistente social e sanitarista Neide Costa, que é uma das idealizadoras da caminhada, comentou sobre a colaboração do órgão. "A Emsurb é uma grande parceira e sempre que solicitamos somos atendidos. A nossa região é uma das que mais contribui com a coleta seletiva e acho interessante a ideia de realizar uma ação com o intuito de intensificar a prática através de uma conscientização no Jabotiana", concluiu.

Representantes da Assessoria Técnica da Emsurb que acompanharam a equipe de agentes e educadores ambientais na caminhada aproveitaram para realizar uma visita técnica na localidade. "Aproveitamos a ocasião para visitar um dos locais que possui uma caixa coletora, pois começamos a perceber que as pessoas não estão realizando a prática de modo correto. A caixa coletora é destinada para o descarte de entulhos e não oriundos de vísceras e resíduos orgânicos como vem acontecendo. Com isso, iremos promover na próxima semana uma iniciativa de conscientização sobre a coleta seletiva e o descarte correto do lixo com o auxílio dos agentes ambientais", concluiu a assessora técnica da Emsurb, Célia Bastos, citando o trabalho que já começou nesta segunda-feira, 12.