Fundat firma parceria com a Central dos Movimentos Populares para qualificação profissional

Formação para o Trabalho
23/08/2012 10h00

Mais uma entidade se torna parceira da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), visando à capacitação profissional de cidadãos. Desta vez é a Central dos Movimentos Populares (CMP) que, com a formalização da parceria irá atender famílias do Projeto Residencial Jael Patrício de Lima, empreendimento que está sendo construído no bairro 17 de Março. O termo de parceria foi assinado na terça-feira, no auditório do Hotel Jatobá, na Orla da Praia de Atalaia. A princípio serão disponibilizados cursos de informática, inglês, espanhol e outros.

A CMP, entidade sediada na rua Siriri, 1.039, Centro de Aracaju, está presente em 42 municípios com mais de 30 mil filiados. A entidade está voltada para questões ligadas a reforma urbana e tem como foco principal a moradia, juventude, mulheres, negros, negras e idosos. Conforme o termo de parceria, a Fundat irá disponibilizar cursos para capacitar moradores do Residencial Jael Patrício de Lima, cujo terreno foi doado pela Prefeitura de Aracaju. O projeto tem a participação dos futuros moradores na construção.

A presidente da CMP, Roseane Patrício de Lima Santos, afirmou que a Prefeitura é a parceira número um do Movimento com relação à moradia e agora com a capacitação profissional, visualizando a geração de trabalho e renda. Por enquanto, as aulas serão ministradas na sede da entidade, com informática, inglês e espanhol. “Tanto os cursos de informática quanto o de línguas serão importantes. Temos jovens do nosso movimento se deslocando para Marrocos e saber inglês ou espanhol é importante”, comenta.

Roseane Santos esclareceu que a capacitação profissional é uma oportunidade única e tem a certeza que as famílias estão felizes por essa parceria.

O futuro morador do residencial, Josenir Maria, 53 anos, esteve presente ao evento. Ele, que é motorista e vendedor de lanches nas horas vagas, explicou que terá a sua casa própria e, além disso, poderá se capacitar por meio dos cursos profissionalizantes. “Eu e os meus filhos vamos aprender informática”, comenta.

A presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, informou que com a formalização daquele termo, são 33 entidades e associações parceiras da Fundação que unidas, estão qualificando cidadãos. “Estamos com uma cobertura em 22 bairros de Aracaju e a proposta é aumentarmos esse número”, disse.

Na oportunidade, Telma Pimentel reforçou sobre a importância da parceria. “Como gestores, temos que oportunizar a qualificação profissional aos cidadãos de forma que atenda as necessidades da demanda de mercado”, esclareceu, enfocando que a qualidade dos cursos oferecidos é um ponto primordial.

A presidente também citou sobre a disponibilidade de outros serviços que são oferecidos pela Fundat, a exemplo do Balcão de Intermediação de Mão de Obra, que tem como objetivo promover a empregabilidade daqueles que se qualificam por meio da Fundat e ainda de outros que deixam os seus currículos no órgão. “Cerca de 10% daqueles que são capacitados conseguimos colocar no mercado de trabalho”, comentou, lembrando que para tanto, são mantidas parcerias com empresas.

Com relação ao microcrédito, que também foi comentado por Telma Pimentel, chamou a atenção da diretoria da CMP. “Acredito que essa parceria se estenderá porque no Residencial Jael muitos cidadãos iniciarão um pequeno negócio e precisarão de linhas de crédito, o que será oportuno”, disse Roseane Santos.