Globo Repórter classifica Aracaju como a capital brasileira da qualidade de vida

Agência Aracaju de Notícias
07/04/2008 11h51

"A saúde está na praça, bem ao lado de casa. A qualquer hora do dia, professores de educação física estão a postos para orientar milhares de alunos - e de graça. É muito fácil espantar a preguiça quando se vive em Aracaju". Esse foi apenas o início da reportagem veiculada no Globo Repórter na última sexta-feira, dia 4, enaltecendo a qualidade de vida na capital sergipana. O programa se baseou em uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde na qual é traçado um ranking das capitais mais saudáveis do país. Ações do poder público, atreladas a uma rotina saudável da população, elevaram Aracaju ao primeiro lugar.

Já reconhecida como a capital de maior qualidade de vida dentre as do Note e Nordeste, segundo pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Aracaju agora alcança um patamar ainda maior. "Essa é mais uma prova de que nossa administração está no caminho certo ao promover ações pensando no coletivo, tendo sempre como objetivo melhorar a vida das pessoas. A cada dia o aracajuano tem mais orgulho de sua cidade", comemora o prefeito Edvaldo Nogueira.

A contribuição significativa da administração municipal ficou evidente no decorrer da matéria. Prova disso está na opinião da coordenadora da pesquisa, Deborah Malta, ao dizer que o exemplo de Aracaju pode ser seguido por qualquer município. "Está nas nossas mãos construir políticas públicas saudáveis, investir na promoção e na prevenção", afirmou. E é justamente o que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem fazendo.

A reportagem da Rede Globo coloca duas ações da PMA como destaques no estímulo aos bons hábitos da população: o programa Academia da Cidade e os quase 40 km de ciclovias. O primeiro teve início por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Universidade Federal de Sergipe (UFS); já o segundo é fruto do projeto cicloviário aracajuano, já reconhecido como o melhor do país pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP).

Hábitos saudáveis

O tema desta edição do Globo Repórter, que comemorou 35 anos de existência, foi justamente ´Saúde e Qualidade de Vida´. Para chegarem a um consenso, os pesquisadores do Ministério da Saúde ouviram 54 mil habitantes das 26 capitais e do Distrito Federal. A classificação das cidades é melhor conforme os moradores demonstram um dia-a-dia repleto de ´bons comportamentos´. Sendo assim, foi observado se fumam ou consomem álcool, se praticam exercícios físicos e se costumam se alimentar com bastante verdura e pouca gordura.