CCTECA promove observação da Lua e de planetas neste sábado

Educação
11/03/2011 14h24

Todos os meses, durante a lua cheia e crescente, a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) Galileu Galilei, em parceria com a Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease), promove observações planetárias. A próxima será realizada neste sábado, 12, e domingo, 13, na área externa da CCTECA, localizada no Parque Augusto Franco (Sementeira).

As observações, que são gratuitas, têm início às 18h e seguem até as 20h30. Durante o evento, será feita a observação da Lua e do planeta Saturno, utilizando um telescópio newtoniano de 180mm. "Com esse equipamento é possível observar as crateras da lua e alguns planetas. Podemos ver os aneis de Saturno bem definidos e os quatro maiores satélites do planeta Júpiter", informa o diretor da CCTECA, Augusto César.

Segundo ele, a expectativa é receber entre 50 e 100 pessoas por noite. O público é formado, principalmente, por jovens e adolescentes interessados por astronomia. Durante a observação, a equipe da CCTECA e da Sease orientam os visitantes sobre o que está sendo observado. "Fazemos um apanhado histórico do planeta que estamos observando e damos vários dados sobre ele", conta Augusto César.

CCTECA 

A CCTECA foi inaugurada em 2009, como parte das comemorações do aniversário de Aracaju. Foram investidos mais de R$ 1,2 milhões, através de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, o Governo Federal e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). O espaço funciona de terça a sexta das 9 às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados e domingos das 14 às 17h. Mais informações nos sites: cctecaplanetario.blogspot.com e www.sease.org.br