Prefeito inaugura escola no Mosqueiro

Educação
02/04/2011 07h14

Em frente ao novo prédio, as flores vermelhas do flamboyant pareciam festejar a reconstrução da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Carlos Teixeira, inaugurada pelo prefeito Edvaldo Nogueira na noite desta sexta-feira, dia 1º, no Mosqueiro. Ao lado da árvore florida, o trio pé-de-serra de Robertinho dos Oito Baixos completava o clima de festa e alegrava os moradores da localidade.

Na praça em frente à escola, crianças aguardavam ansiosas para atravessar o portão do local onde serão educadas e instruídas, para se tornar cidadãs conscientes. “Vocês que irão estudar nesta escola, bem como seus pais, podem ficar orgulhosos, pois agora vão estudar em uma escola linda”, disse o prefeito, dirigindo-se aos pequenos.

Mas não só a criançada ficou contente com a reinauguração. A dona de casa Maria Lúcia Melo, cujo neto estuda na escola, não escondeu o sorriso ao falar da entrega da obra à comunidade. “Ficou muito linda. Antes não tinha estrutura nenhuma. Agora está totalmente diferente: tem brinquedos, biblioteca, computadores, tem tudo. Certamente meu neto vai ficar com mais vontade de ir à escola”, alegrou-se.

A fachada do novo prédio chama a atenção dos olhos, e não só pelo velho flamboyant florido. A arquitetura e as cores revelam uma preocupação com a estrutura física do espaço. Dentro também, as paredes cobertas por azulejos brancos fazem conjunto com as cadeiras enfileiradas, uma atrás da outra. Em cada detalhe se percebe um cuidado, desde as placas coloridas das portas das salas, ao planejamento espacial do lugar. No pátio, as pequenas cadeiras servirão de assento na hora do recreio, quando o vozerio das crianças denunciará o corre-corre das brincadeiras.

O secretário municipal de Educação, Antônio Bittencourt, comentou que a escola precisa ser um espaço motivador. Segundo ele, quando se investe em uma estrutura física como esta, que chama a atenção pela beleza, os alunos se sentem motivados a ir à escola. “Mas a prefeitura não investe apenas em um prédio bonito, isso é apenas a estrutura básica para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. A escola deve ser o mais importante espaço em qualquer comunidade, e nós estamos construindo escolas dessa forma”, reforçou.

Tributo

A Escola José Carlos Teixeira tem como patrono um dos grandes políticos da história do estado, que ao longo de sua carreira trabalhou em prol dos sergipanos. O prefeito Edvaldo Nogueira contou que fez questão que o homenageado estivesse presente durante a reinauguração.  “Muitas vezes uma escola tem um nome e as pessoas não sabem o que ele significa. José Carlos Teixeira foi político quando poucos tinham coragem de lutar contra a ditadura. Se não fossem pessoas como ele, hoje não teríamos a democracia. Por isso, todas as vezes que vocês passarem pela frente dessa escola, sintam orgulho, pois ela leva o nome de um homem que é exemplo de dignidade, honradez, luta e defesa do povo sergipano”, pontuou.

Emocionado, Teixeira contou se sentir muito honrado em dar nome à escola. Segundo ele, orgulho de quem trabalhou pela educação e pela juventude de nossa terra. O ex-prefeito recordou que a escola foi construída quando o Mosqueiro ainda era povoado de São Cristóvão, com quatro salas de aula, um pequeno refeitório e uma diretoria. “Agora o prefeito Edvaldo Nogueira ampliou as dependências, refez a escola. Isso tudo é motivo de muita alegria”, destacou.

Expansão

A reconstrução da escola faz parte do projeto de revitalização e urbanismo da Zona de Expansão, executado pela atual administração, que já realizou, entre outras obras, a construção da Orla Pôr do Sol, novo cartão-postal da cidade; recapeamento da rodovia; calçamento de ruas e iluminação das vias. “Quando o Estado terminar a ponte Gilberto Amado, que liga Indiaroba à Estância, essa aqui vai ser a nova entrada do turismo de Aracaju. É isso que é governar, é enxergar à frente. Estamos preparando a estrutura para esse desenvolvimento do turismo”, afirmou Edvaldo.

Como compromisso, o prefeito anunciou que duas obras são prioridade para o Mosqueiro: a construção de uma praça, toda equipada, para que os jovens possam ter um espaço de lazer; e a reforma do posto de saúde. “Vamos trabalhar também para solucionar os problemas da Zona de Expansão, para que vocês não sofram mais com as chuvas como no ano passado. Estou buscando investimentos e parceiros para a realização dessa grande obra”, anunciou.

O vice-presidente da Associação Comunitária de Desenvolvimento do Mosqueiro, José Almeirindo, comentou que ver a escola que estava abandonada completamente reconstruída só aumenta a certeza no compromisso firmado pelo prefeito. “Confiamos que ele vai fazer o que prometeu aqui hoje”. Enquanto as medidas para a concretização das outras obras são tomadas, uma frase escrita no mural da nova escola representa sua importância para os alunos: “Um dia poderei também administrar nossa cidade. Depende do presente. Obrigado prefeito Edvaldo Nogueira!”.

Presenças

Participaram da reinauguração da Escola José Carlos Teixeira os deputados Ana Lúcia Menezes e Valadares Filho, o vice-governador Jackson Barreto, os vereadores Emmanuel Nascimento, Danilo Segundo, Karla Trindadade, Fábio Mitidieri e Gonzaga Santana. E ainda os secretários Tânia Soares (Governo) e Rômulo Rodrigues (Participação Popular), o major Edênisson da Paixão, diretor da Guarda Municipal, e a ex-secretária de Educação Tereza Cristina.