PMA vai entregar prêmio ‘Respire Qualidade de Vida'

Saúde
31/05/2011 08h56

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregará, na próxima semana, os certificados e placas comemorativas do prêmio ‘Respire Qualidade de Vida' aos estabelecimentos vencedores da enquete realizada durante o mês de maio no site da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). A premiação seria entregue nesta terça-feira, 31, mas a data foi alterada em virtude da viagem do secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, e do prefeito Edvaldo Nogueira à Brasília. Eles tem reunião marcada com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A enquete da Lei Antifumo teve como propósito comemorar o ‘Dia Mundial de Combate ao Tabagismo', homenageando os estabelecimentos mais votados pela população da capital por respeitarem a Lei Municipal 3.756/2009, que proíbe fumar em ambientes coletivos e fechados. De acordo com Silvio Santos, a campanha demonstra a importância que secretaria dá ao combate do tabagismo. "Essa entrega do selo reforça o comprometimento da SMS quanto a essa temática, e reafirma sua posição no combate ao tabagismo em Aracaju", afirma Silvio.

Os estabelecimentos serão premiados em três categorias: bar da Orla de Atalaia; Casa de Show e Restaurante. O ‘Cariri' venceu em duas modalidades - como Bar da Orla da Atalaia, com 30,06% dos votos e como Casa de Show da Cidade, com 26,60%. Já na categoria restaurante, houve um empate e três estabelecimentos foram eleitos com 7% cada: Ferreiro do Riomar, Carne do Sol do Ramiro e Muratto.

Aracaju é destaque entre as capitais brasileiras, como uma das cidades com o menor número de fumantes do país. De acordo com dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde (MS), somente 10,9% da população aracajuana, acima de 18 anos, faz uso do cigarro.

Fiscalização

Esses dados refletem o trabalho que vem sendo realizado, ao longo dos anos, pela SMS, investindo em campanhas educativas e fiscalizações sanitárias realizadas através das coordenações de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Dant) e da Vigilância Sanitária (Covisa).

Para a coordenadora da Covisa, Ana Angélica Ribeiro, a receita do sucesso no combate ao tabagismo é a união entre fiscalização e realização de atividades educativas. Para ela, a Lei Antifumo veio fortalecer essa parceria. "As fiscalizações e o trabalho de conscientização realizados com a população e o setor regulado, aliados à existência da lei municipal, são a receita para atingirmos êxito", pontuou Ana Angélica.