Reunião visa firmar parceria entre SMTT e Setur

Transporte e Trânsito
24/04/2012 09h23

Com o intuito de firmar parcerias que visem atender de forma satisfatória, no que diz respeito ao transporte de turistas que chegam a capital sergipana, o novo superintendente de Transportes e Trânsito, Fernando Nunes, recebeu na sede da SMTT, o secretário estadual de Turismo, Elber Batalha, e comissão formada por representante dos taxistas e representantes de agências de turismo de Aracaju, na tarde desta segunda-feira, 23.

O secretário apresentou ao superintendente e a equipe técnica da SMTT, responsável pelo transporte na capital, propostas que têm como objetivo garantir segurança, comodidade e bom atendimento aos turistas que chegam a Aracaju e utilizam táxis, ônibus e vans de agências de turismo para se locomoverem pela cidade.  

Dentre as propostas estão à reorganização dos taxistas que trabalham na Orla da Atalaia, remodelação dos abrigos de ônibus do Aeroporto de Aracaju, regulamentação das vans, topics e micro-ônibus que servem as agências de viagem, a criação de uma nova linha de ônibus que ligue o aeroporto a Orla da Atalaia e ao Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite. “Foram vários pontos apresentados nesta reunião, todos ele muito positivos, na nossa próxima reunião, agendada para daqui a 30 dias, com certeza teremos resultados práticos favoráveis sobre todos estes temas”, vislumbra o secretário.

Capacitação

Elber lembrou ainda do sucesso da parceria firmada entre SMTT, Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), que no fim de 2011 capacitou, de forma gratuita, 60 taxistas que atuam na área do aeroporto.

O curso, além de cumprir determinação da Lei Federal nº 12.468, que regulamenta a profissão do taxista, com 50 horas de aulas de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos, ainda ofereceu mais 34 horas de aula em que os taxistas aprenderam inglês básico, marketing pessoal, saúde e qualidade de vida, preservação do meio ambiente, apresentação de pontos turísticos, entre outras.

“É importante destacar que a parceria feita para a capacitação dos taxistas do Aeroporto foi um sucesso, o serviço melhorou extremamente e não registramos mais nenhuma reclamação depois daquela ação. Queremos novamente firmar parceria para realizar mais capacitações deste tipo para os taxistas”, afirma Batalha.

Parceria

O superintendente Fernando Nunes, acredita na viabilidade das propostas apresentadas pelo secretário de Turismo. “Parcerias são fundamentais para a realização de trabalhos grandiosos. As propostas apresentadas são válidas e serão analisadas por nossa equipe técnica. Avaliaremos ainda possibilidade de criação de um selo para a fiscalização dos receptivos turísticos [vans de agências de viagem que prestam serviço de transporte a turistas] para evitarmos clandestinos. Voltaremos a nos reunir e esperamos atender todas as demandas solicitadas”, conclui.