Emsurb reforça limpeza de praias da capital

Serviços Urbanos
29/01/2013 09h22

O verão é um período mais que convidativo para os adeptos de banhos de sol e mar. Como a procura por este ambiente aumenta nesta estação, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), já reforçou o serviço de limpeza das praias, garantindo a conservação do local e o bem-estar dos frequentadores.

Milhares de quilos de lixo são recolhidos mensalmente nas praias de Aracaju. Entre os resíduos, desde bagaço de cana, cascas de coco e amendoim até diversos materiais inorgânicos, como embalagens e copos plásticos. Durante todo o verão, o cronograma de serviço recebe atenção especial e estende-se aos dias de quinta e sábado, além de segunda, terça e sexta, quando a limpeza já é feita normalmente durante todo o ano.  O serviço também é executado em vésperas e após feriados.

"Durante esse período, o cronograma de limpeza recebe uma atenção especial, e para auxiliar esta ação contamos com o serviço de duas equipes compostas por 12 agentes de limpeza que recolhem o lixo de toda a areia da praia. Na alta estação as pessoas vão com mais frequência à praia e por conta disso a quantidade de lixo chega a dobrar. Nesta época de dezembro e janeiro chegamos a recolher em média 70 toneladas de lixo.", acrescenta o diretor de operações da Emsurb, José Roberto Gomes.

Além dos agentes, o serviço de limpeza tem o apoio de um veículo saneador, que é um trator capaz de recolher pequenos resíduos, de até 15 quilos, de uma profundidade considerável. "A máquina é muito eficaz principalmente no recolhimento dos resíduos que são difíceis de coletar, como cascas de amendoim e birras de cigarro.", destaca Roberto.