Prefeitura Municipal de Aracaju/SE

Ponte sobre o rio Poxim é entregue à população

Comemorando o aniversário de 158 anos de Aracaju, o prefeito João Alves Filho inaugurou hoje, dia 16, pela manhã, a ponte Procurador de Justiça Dr. Gilberto Vila-Nova de Carvalho, sobre o rio Poxim. A construção interliga o conjunto Augusto Franco e a avenida Tancredo Neves, pelo bairro Ignácio Barbosa.

Apenas um lado da ponte foi entregue, já que alguns detalhes serão aprimorados para o bem estar da comunidade. De acordo com João Alves, o outro lado será liberado em 15 dias. "Estamos inaugurando uma ponte que há anos a população estava reivindicando. Iluminamos toda a avenida de acesso, o lado do Augusto Franco está pronto também, inclusive o canal. Poderíamos hoje entregar as duas pistas, mas gostaríamos que alguns detalhes ficassem prontos", disse o prefeito, reconhecendo que a finalização da primeira etapa da obra já resolve um problema imenso da região, mas que o fim completo dos transtornos apenas será com a entrega do viaduto popularmente conhecido como "mergulhão" na avenida Tancredo Neves. "Vamos entregar em setembro definitivamente todas as obras dessa região onde finalmente daremos uma solução ao trânsito".

Mesmo sendo uma obra que teve início em 2009, em outra gestão da administração municipal, João Alves disse que faltavam apenas detalhes para acabar com os transtornos que a construção estava causando à população. "Conversamos bastante com a comunidade e atendemos a alguns pleitos que eles fizeram para que a obra ficasse ajustada. Essa estrutura ficou paralisada durante anos, mas hoje estamos entregando à população".

Em relação ao trânsito da região, o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, disse que a ideia da ponte é facilitar o acesso das pessoas que transitam na avenida Tancredo Neves em direção ao conjunto Augusto Franco, e vice-versa,  e que mesmo com a liberação de apenas uma pista, os motoristas não terão dificuldade para atravessar a ponte. "A via está muito bem sinalizada com placas de advertência e de regulamentação evitando que as pessoas se percam. A população encurtará o caminho utilizando esse novo acesso", disse Nelson Felipe .

A família do procurador que empresta o nome à ponte, representada por sua esposa Rosa Vila-Nova de Carvalho, disse que se sente muito honrada em ter uma homenagem desse porte, já que é uma obra significativa para o povo. "Essa é uma construção marcante que vai ajudar a população. Espero que faça tão bem à cidade quanto ele fez. Toda a nossa família está muito agradecida".

Com o investimento de mais de R$ 14 milhões e uma área de intervenção da ponte de 173,90 ml, a obra da nova ponte já tinha se tornado um transtorno para vida dos moradores do bairro Ignácio Barbosa. Suzi Cavalcante, que mora na cabeceira da ponte, ficou bastante agradecida ao prefeito João Alves com a conclusão da obra. "Agora minha vida vai melhorar. Quero parabenizar João Alves que foi só ele chegar para que a obra fosse concluída. Espero que ele continue com esse espírito empreendedor e construtor que já está no sangue".