Emsurb apoia ação voluntária de conscientização na praia

Serviços Urbanos
06/06/2013 10h10

Promover a limpeza da Praia de Atalaia e conscientizar a população sobre a importância de conservar aquele ambiente livre de sujeira são objetivos do projeto ‘Salvemos Nossa Praia', promovido por um grupo de atletas que treina no cenário litorâneo. A ação que acontece de 2 a 9 de junho tem o apoio da Prefeitura de Aracaju por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

"Utilizamos a praia para realizar o Boot Camp, que tem como base o treinamento militar, onde a característica fundamental é a prática de exercícios físicos básicos, funcionais e intensos, mesmo que não seja usado nada além do próprio peso corporal. Como lidamos diretamente com este ambiente chegamos à conclusão que a população não pratica o hábito de jogar seus resíduos no lixo e isso não só
prejudica nossa atividade, mas também afeta o bem-estar dos visitantes. Pensando neste problema, decidimos desenvolver com o apoio da Prefeitura esta ação de conscientização durante a semana e que terá seu marco no domingo, 9", esclarece a representante da iniciativa e integrante do Boot Camp, Carla Angélica Machado.

Cinquenta voluntários devem participar de um grande mutirão de limpeza programado para sair dos Arcos da Orla em direção à Passarela do Caranguejo. "No domingo faremos uma grande ação com o foco na limpeza deste local. Ao final, todo o lixo recolhido será depositado nos EcoPoints distribuídos em pontos estratégicos da Orla", ressaltou.

O diretor operacional da Emsurb, Robert Willyam, reforçou o apoio da PMA. "Abraçamos o projeto e tanto a Emsurb como a Sema estão envolvidas oferecendo todo o apoio necessário para o evento. Também estaremos presente no grande dia em que será desenvolvido um grande mutirão de limpeza e conscientização na Orla", disse.

Limpeza de Praias

Milhares de quilos de lixo são recolhidos mensalmente nas praias de Aracaju. Entre os resíduos, desde bagaço de cana, cascas de coco e amendoim até diversos materiais inorgânicos, como embalagens e copos plásticos. O cronograma de serviço determina a ação nos dias de segunda, terça e sexta e também em vésperas e após feriados.

Além dos agentes de limpeza, o serviço tem o apoio de um veículo saneador, que é um trator capaz de recolher pequenos resíduos, de até 15 quilos, e que são difíceis de coletar em meio a areia, como cascas de amendoim e birras de cigarro.