Secretária Municipal de Educação participa da Conferência Livre Estadual de Educação

Educação
17/07/2013 08h57

A secretária Municipal de Educação de Aracaju, professora Marcia Valéria Lira Santana, participou na manhã desta terça-feira, 16, da Conferência Livre Estadual de Educação, evento que ocorreu no Teatro Atheneu e teve como tema central o Plano Nacional de Educação (Conae) na articulação do Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação.

O coordenador-geral do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, disse que a referida Conferência Livre já é uma preparação para a Conferência Estadual, quando serão discutidos temas ligados ao Plano e ao Sistema Nacional de Educação.

"O Plano Nacional de Educação cria metas para o ensino brasileiro, enquanto o Sistema organiza a educação no país", explica Francisco das Chagas, acrescentando que o plano tem metas estabelecidas para os próximos dez anos e que o sistema já existe e está sendo discutido como deve ser organizado.

O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas Silva, observa que há uma necessidade de se ouvir os vários setores da sociedade no que diz respeito à educação, tanto no âmbito municipal quanto estadual, por isso, um evento como essa Conferência Livre serve para se criar subsídios para a Conferência Estadual, quando serão apresentadas sugestões no Conae 2014.

Universalização da educação básica

Destacando a universalização da oferta da educação básica, no momento em que o Brasil se aproxima dessa meta, mas que milhares de crianças na faixa de 0 a 6 anos ainda não foram incluídas, a secretária Marcia Valéria enfatizou que a jornada é árdua, mas que o município de Aracaju está colaborando com a base da educação.

"Tudo está na base do sistema de ensino municipal, de uma alfabetização de qualidade, já que existe a meta da universalização da educação infantil a partir dos quatro anos de idade em 2016. E esse Fórum Livre Estadual de Educação é um momento histórico para criarmos as condições necessárias para atingirmos os objetivos", avaliou Marcia Valéria.

Após a cerimônia de abertura, os trabalhos seguiram com uma Mesa de Conferências e Debates, quando na oportunidade foi discutido o Plano Nacional de Educação. Em seguida foi feita uma Análise do PNE - Conae 2014 - avaliando o processo. E finalmente, a Educação e a Diversidade: Uma Ação pela Diferença foi o último tema discutido.