Prefeito instala Conselho Municipal do Meio Ambiente

Meio Ambiente
19/08/2013 15h11

Dentro de uma consciência ambiental e continuando os investimentos na Secretaria do Meio Ambiente, o prefeito João Alves Filho participou na manhã desta segunda-feira, 19, da solenidade de implantação do Conselho Municipal do Meio Ambiente. Os conselheiros pensarão politicamente sobre as soluções eficazes nas questões ambientais.

Grande incentivador e conhecedor dos assuntos que envolvem o meio ambiente, João Alves declarou durante discurso que a preocupação com esta área é essencial para o mundo. "Caso não tenhamos o cuidado necessário com o meio ambiente a própria sobrevivência da humanidade, falando em casos extremos, fica ameaçada. Com limites, é perfeitamente possível uma harmonização do meio ambiente com o desenvolvimento. Essas questões não são conflitantes, claro que deve haver limites e existir órgãos especializados para a devida fiscalização".

"Dou a devida importância às atividades ambientais. Tenho uma longa estrada de afinidades com o meio ambiente, desde a época em que fui ministro do Interior, onde a questão ambiental era incorporada em nessa pasta. Vivíamos pressões internacionais pelos interesses na Amazônia. O Brasil tem avançado nessa área", disse o prefeito que relembrou a luta constante a favor do Rio São Francisco.

Aproveitando a oportunidade, João Alves falou que, após a exposição de suas idéias a respeito da revitalização do Rio São Francisco em Maceió para engenheiros de todo o país, foi apresentado uma monção, aprovada por unanimidade, tratando a questão do Velho Chico como urgente. "Sou um apaixonado por assuntos que envolvem a água e esse é assunto que me fascina pelo menos há 50 anos. Conheço todos os rios que morreram no mundo".

De acordo com o secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo de Lima Matos, a Secretaria aos poucos mostra aos cidadãos a importância da gestão ambiental.  Para ele, o Conselho é mais um ponto do pensar coletivo da Secretaria. "O Conselho vem para completar a política através de resoluções com parâmetros técnicos de forma legal. Esse é mais um compromisso ambiental que o prefeito João Alves Filho cumpre em 2013, como foi o caso do fechamento do lixão, criação de cooperativa e a realização de concurso público para os cargos da secretaria".

"Passo a passo, com toda a dificuldade financeira, o prefeito não tem negado apoio integral ao órgão ambiental de Aracaju. O conselho tem um grande desafio pela frente, que é pensar ambientalmente a nossa capital. Esse órgão dará suporte para que possamos de fato, implementar a política ambiental da nossa cidade", destacou o secretário.