Começam as obras do novo Calçadão da Praia Formosa

Infraestrutura
19/01/2015 13h20

Em 240 dias os aracajuanos terão um novo espaço de lazer: o Calçadão da Praia Formosa, no bairro 13 de Julho. As obras foram iniciadas na manhã de hoje, 19, após o prefeito João Alves Filho assinar a ordem de serviço, orçada em aproximadamente R$ 4 milhões e que transformará os 20 mil metros quadrados, da área resultante da obra de contenção na Avenida Beira Mar, no mais novo cartão postal de Aracaju.

Além de toda a estrutura necessária de um projeto paisagístico para atender a população, o novo espaço também agrega áreas para contemplação, como espelho e túnel d'água, jardim vertical e espaço de convivência sombreado. As crianças e os idosos não foram esquecidos. Serão instalados equipamentos para que pessoas da terceira idade possam se exercitar e brinquedos como carrossel e parede de escalada para a garotada. Outra novidade, também anunciada pelo prefeito da capital, foi a rede Wi-Fi com internet gratuita que estará disponível no Calçadão da Praia Formosa e em outras dez praças de Aracaju.

De acordo com João Alves, além da beleza e do novo espaço de convivência, a construção dessa etapa marca também a finalização de uma obra que foi realizada pensando em evitar uma grande catástrofe. "Começaremos imediatamente. Essa é uma obra importante, pois trata-se de um novo cartão postal para a cidade, já que fica num ponto estratégico para a população e, principalmente, da solução de um grande problema que há anos estava causando transtornos aos aracajuanos".

"A concretização dessa obra marca uma vitória que foi a contenção das águas que estavam invadindo a avenida e colocando em risco de desabamento a estrutura da pista. Após muita luta judicial, estamos com tudo pronto e demonstrando que seguimos no caminho correto, pois, caso não tivéssemos construído, estaríamos agora com a 13 de Julho com sérios problemas de inundação e até mesmo os edifícios estariam com danos irreversíveis. A partir de agora, transformaremos essa grande obra num local de lazer para o nosso povo".

Segurança e lazer para a população

Durante a execução do projeto de contenção da antiga área do molhe, onde a intenção era somente proteger a Avenida Beira Mar que estava ameaçada com o açoite das águas sobre a balaustrada, foram encontradas também bactérias elevando demasiadamente o índice de contaminação da água. Preocupada com a saúde da população, a Prefeitura de Aracaju resolveu o problema, transformando o Calçadão da Praia Formosa no local aprazível e completamente seguro.

"Essa é uma obra de mais de 60 anos e que, em questão de tempo, cairia. Haveria prejuízos sérios, caso não fizéssemos essa intervenção. Outro agravante é que, nas análises da água que fizemos, ficou constatada a presença de coliformes fecais, 1.200 vezes maior do que o nível permitido. O açoite dessas ondas no cais formava um spray, onde até mesmo as pessoas que estivessem passando na calçada interna da Beira Mar seriam atingidas, agravando enormemente o risco de contaminação. O que antes começou como uma questão de engenharia hoje conseguiu resolver até mesmo um problema de saúde pública", revelou o secretário municipal da Infraestrutura Luiz Durval.

 

Dados técnicos

Urbanização:

  • Asfalto colorido Pavicor (passeio, ciclovias, parques)- 1.500 metros quadrados.
  • Piso em concreto desempolado- 7.200 metros quadrados.
  • Jatos d'água (canhão articulado)-16,00 und

Mobiliário Urbano:

  • Mureta banco- 05 und.
  • Arquibancada
  • Espelho d'água
  • Mandala
  • Espaço de convivência (jogos) - 16 und.
  • Pergolados- 06 módulos
  • Parque Infantil
  • Jardim Vertical
  • Brinquedos: ponto de equilíbrio, carrossel, gangorras, parede de escalada, escada, cavalinho
  • Aparelhos espaço terceira idade: rotação. Alongamento, escada, barras, espaldar, surf, simulados de remo e de cavalgada e espaço para caminhada.
  • Palco
  • Pier