Planetário da CCTECA retoma atividades após manutenção do equipamento

Educação
14/05/2015 15h42

Desde o dia 23 de abril, o planetário da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) Galileu Galilei retomou o seu funcionamento com seis sessões diárias. "São três sessões matutinas, a partir das 10h30, sendo cada uma com duração de 30 minutos, e três sessões vespertinas, que começam a partir das 15h30", informou Augusto Cesar Silva, coordenador do CCTECA.

Com uma área de 558 m², a CCTECA está dividida em três setores básicos: o planetário, o setor administrativo e o setor principal, contendo um grande salão intitulado Experimentoteca, onde é possível encontrar diversos experimentos didáticos e interativos especialmente elaborados para o ensino de física, matemática, química, informática, astronomia e ciências em geral.

A casa abriga em suas instalações um Planetário de pequeno porte com uma cúpula de 6m de diâmetro toda climatizada, contendo em seu interior 31 assentos confortáveis e sistema de som digital. No centro da sala encontra-se um projetor digital de última geração capaz de projetar e simular, em 3D, imagens realísticas de planetas, estrelas, galáxias, nebulosas, exposição de vídeos, possibilitando ao visitante uma grande viagem através do Universo.

Na área interna da cúpula do Planetário é possível obter informações atualizadas sobre as últimas descobertas da área da astronomia através de uma exposição permanente de banners intitulada ‘Galeria do Universo', que contém imagens surpreendentes sobre o espaço.

"Nosso Planetário é um dos mais modernos do país. Foi o primeiro Planetário, inaugurado em 22 de março de 2009, e é o primeiro em sistema digital do Brasil. O equipamento trabalha com novos programas e novas apresentações destinadas ao público estudantil. A CCTECA é uma instituição mantida pela Secretaria Municipal da Educação, que vem cumprindo com seu objetivo de democratizar o ensino de ciência possibilitando que os estudantes tenham acesso aos laboratórios que possuem muitos experimentos", pontuou o coordenador.

Visitação

 A CCTECA está localizada na Av. Oviedo Teixeira, no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), próximo ao Shopping Jardins. Das terças às sextas-feiras, o horário de visitação é das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, a visitação vai das 14h às 17h. Nos sábados e domingos em que ocorrem as observações, a visitação é das 18h às 20h. Os interessados devem agendar suas visitas pelo telefone 3217-3370.