Férias é sinal de diversão e conhecimento na CCTECA

Educação
15/07/2015 16h26

O período de férias é motivo para que crianças, adultos e turistas busquem mais opções de lazer na cidade. A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) - Galileu Galilei abre as portas do Complexo Astronômico para o público em geral, gratuitamente, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Neste período, as visitas aumentam em uma grande escala, e a CCTECA está estruturada para receber a demanda. É uma excelente alternativa para adquirir novos conhecimentos e vivenciá-los na prática durante as férias.

O coordenador da CCTECA, Augusto César fala da importância de Sergipe possuir um espaço gratuito para o lazer e conhecimento sobre a astronomia. "A nossa missão é democratizar o estudo da ciência em todo o Estado, divulgando informações fidedignas da ciência para o público em geral, onde podemos aprender por meio de experimentos", explica.

A grande movimentação da casa é no famoso Planetário, onde há uma procura muito grande dos sergipanos e dos turistas, que, em sua maioria, são estrangeiros. O monitor Ângelo Santana explica o motivo de um maior número de visitantes no Planetário. "A interação que existe nesse simulador, leva o visitante a uma viagem espacial durante 20 minutos, desvendando cada cantinho que existe no universo. E o mais interessante é que este planetário é o primeiro totalmente digital do país, onde utiliza um equipamento moderno, o Skyscanner", afirmou.

Além da diversão no parque, no cinema, no shopping e na praia, não pode faltar aquele momento de conhecer as grandes inovações da tecnologia. Sara Mara, mãe da estudante Hanna Bárbara, expressa a importância de aprender um pouco mais sobre o universo neste tempo de folga com a família.

"Para nós, pais, é o momento mais disponível que temos com as crianças. Como mãe,  nos preocupamos com as provas, notas, e acabamos barrando alguns momentos de descontração. Então, fica para as férias o único momento mais tranquilo que temos, podendo fazer uma coisinha diferente com as crianças e ampliar os conhecimentos", explica Sara Mara.

Apaixonada pelo mundo lunar, a estudante Hanna Bárbara, 11 anos, falou da emoção de conhecer pela primeira vez a Casa de Ciência e Tecnologia. "Quando se trata de astronomia é comigo mesmo. E conhecer mais sobre este universo que é tão rico, que até nos leva a sonhar com uma ida à lua, me motiva a seguir carreira neste ramo profissional, representando o meu país lá na NASA", disse.  

A CCTECA

A Casa de Ciência e Tecnologia é um projeto piloto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) implementado pela Prefeitura de Aracaju, com consultoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente a instituição encontra-se como uma unidade da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed).