Mundo de sorrisos: Educação Ambiental realiza atividades em comemoração ao Dia da Criança

Meio Ambiente
11/10/2017 19h02

Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras. É unindo esses fatores, com uma dose de aprendizagem, que o setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) vem promovendo durante essa semana atividades em alusão ao Dia das Crianças, que será comemorado na quinta-feira, 12. 
 
Umas das atividades realizadas pela Educação Ambiental da Sema é a Visita Guiada a Ambientes Urbanos, que tem como objetivo levar as crianças para o meio ambiente natural, trazendo um pouco para a realidade delas, para que percebam a existência do meio natural dentro do ambiente urbano. 
 
Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), na tarde de quarta-feira, 11, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora participaram de uma Visita Guiada ao Parque do Poxim, situado no bairro Inácio Barbosa. Na oportunidade, as crianças foram conduzidas pelos integrantes do setor de Educação Ambiental, Luciano Góis e Cleudes Maria; e conheceram, de forma dinâmica e divertida, um pouco mais sobre o meio ambiente. 
 
“Apresentamos para as crianças que participaram da visita guiada o contraste do ambiente urbano com o ambiente natural e de que forma eles se relacionam. Durante o trajeto, elas entenderam sobre alguns aspectos referentes ao nosso ecossistema e como ambientes reflorestados, a exemplo da Praça Monteiro Lobato, acabam ajudando no bem- estar da população”, declara Luciano de Gois, analista ambiental da Sema. 

Educação Ambiental voltada para o público infantil
 
Além da visita guiada realizada hoje, a Educação Ambiental da Sema promoveu na segunda-feira, 9, a apresentação do espetáculo Ujacará para os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Diomedes Santos Silva, localizada no bairro Santa Maria. 
 
A peça teatral Ujacará é uma forma lúdica de mostrar a importância do meio ambiente para as crianças, a fim de sensibilizá-los quanto aos cuidados com o meio em que vive. Através de uma narrativa que envolve uma cidade fictícia, o Ujacará, personagens animados e bastante coloridos aparecem e mostram um pouco do local, conduzindo as crianças a participarem de uma trilha, explorando os ensinamentos para a conservação da natureza. 
 
De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeira, é essencial  trabalhar com a Educação Ambiental voltada para o público infantil, uma vez que a formação de um ser humano se constrói desde criança. “A gente percebe a importância de trabalhar essa sensibilização desde pequeno, desenvolvendo novas condutas nessas crianças, fazendo parte dos seus princípios e valores. Levar para elas conceitos de sustentabilidade, conservação ambiental, interação do ambiente urbano com o natural, por meio dos rios, manguezais e toda a natureza existente na cidade, é maravilhoso. O brilho no olhar delas é a prova de que o nosso trabalho está surtindo efeito”, declara Raphaella Ribeiro.  

Crianças Participativas
 
A coordenadora pedagógica da Emef Dom José Vicente Távora, Maria José, garante que os alunos são bastante participativos. Durante as ações em alusão ao Dia da Criança não foi diferente. “A gente está desde segunda-feira realizando uma programação em alusão ao Dia das Crianças e concluir hoje com essa visita guiada ofertada pela Sema foi um grande presente. Para criança é tudo de bom, pois é na infância que será despertada  a necessidade da conservação ambiental”, declara.
 
Para Ediclésio Lima, de 12 anos, que também participou da visita, essa oportunidade o fez conhecer melhor sobre o meio ambiente “É muito difícil ver uma paisagem tão bonita dentro de uma cidade, isso porque as pessoas acabam destruindo essas belezas. Eu acho muito errado. E hoje eu me diverti bastante e aprendi muito”, relata. 
 
Adrian Vinícius, de 11 anos, foi uma das crianças mais participativas da visita guiada. Repleto de questionamentos e desejos, afirma ter o sonho de ser biólogo. “Eu gosto muito do meio ambiente. Não frequento muito parques, mas sempre que posso eu gosto de ir para lugares que têm árvores. É uma sensação muito gostosa ficar embaixo de uma árvore. Deve ser ótimo ser ambientalista. Quando crescer eu quero ser biólogo”, explica o pequeno Adrian.