Preparativos para iluminação natalina tem início no Parque da Sementeira

Serviços Urbanos
06/12/2017 16h25

Lazer e bem-estar. Esses são dois itens fundamentais no restabelecimento da qualidade de vida da população aracajuana. Pensando nisso, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), deu início nesta quarta-feira, 6, a um mutirão de limpeza e manutenção no parque Governador Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, na zona Sul da capital.

Os serviços, estão dentro do cronograma dos preparativos para a montagem de presépio e iluminação natalina, prevista para ser inaugurada no próximo dia 15, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a Energisa. A iniciativa de iluminar a cidade para o Natal foi adotada durante os quatro anos da gestão passada de Edvaldo, movimentando a cidade com a chegada de turistas de todo o Brasil.
 
O presidente interino da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, ressaltou a importância da ação no parque. “O nosso objetivo é melhorar as condições do parque que, já se consolidou como opção de lazer para os aracajuanos, e esse incremento da montagem do presépio e iluminação especial irá fomentar a visita de mais pessoas, além de tornar os passeios ainda mais agradáveis”.

Durante a ação, executada por dezenas de agentes de limpeza, foram feitos serviços de recolhimento de resíduos, roçagem mecanizada e manual, limpeza no entorno do lago, pintura de guias, poda de árvores, além do plantio de grama esmeralda e mudas de plantas ornamentais, como mini ixoras, pleomelles, vinagreiros, papoulas e dracenas.
 
Para a definição dos pontos da ação, foi realizado um levantamento prévio pela Diretoria de Operações da Emsurb. Segundo o diretor de Operações, Bruno Moraes, o planejamento é essencial para o bom andamento dos trabalhos. "Estabelecemos um cronograma de ações para otimizar os serviços. Muitas famílias visitam o parque nesta época e queremos deixar tudo na mais perfeita ordem”, destacou. O diretor acrescentou ainda que os serviços serão concluídos até o final desta semana.

Presépio

O projeto da decoração natalina e o presépio do parque são assinados pelo artista plástico Ivo Gato. Com 150 m², o presépio é composto por nove figuras bíblicas humanas em tamanho real, além dos animais, feitos em fibra de vidro. De acordo com Ivo, o projeto é resultado de pesquisas minuciosas sobre o nascimento de Jesus, em Belém, na Judéia. A equipe de montagem é formada por marceneiros, pintores, decoradores, eletricistas, artistas plásticos, figurinistas e costureiras.
 
Além do presépio, serão montadas 19 árvores espalhadas por todo o parque, sendo uma tridimensional de festão com 8 metros de altura e 18 de cordas e lâmpadas de led com 5 metros de altura cada. O projeto prevê ainda a construção de dois portais luminosos, na entrada do parque e do presépio, e a colocação de 200 figuras luminosas com os símbolos natalinos, distribuídos nas árvores.