Prefeitura Municipal de Aracaju/SE

Aracaju obtém certificado digital do Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo (Mtur) liberou neste mês a emissão de certificados digitais para os municípios inscritos no Mapa do Turismo Brasileiro 2017-2019 e entre eles está Aracaju, classificado no mapa como categoria A, faixa máxima conferida àqueles destinos com fluxo de turistas domésticos e internacionais.

A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte dos destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda. 

Uma das vantagens em obter o certificado diz respeito à priorização de investimentos federais destinados ao turismo. “Com essa certificação, Aracaju reafirma sua responsabilidade com o turismo no âmbito federal e também conseguirá mais agilidade e rapidez no acesso a futuros recursos destinados pelo MTur”, explicou o secretário municipal interino da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Ricardo Mascarello.

Mapa do Turismo Brasileiro

No mapa constam informações turísticas sobre o município, divididas em:  atrativos turísticos naturais, atrativos históricos, manifestações populares, equipamentos e serviços de infraestrutura de apoio. Sua construção é feita pelo MTur, em parceria com órgãos oficiais de Turismo dos estados e municípios brasileiros, e instâncias de governança regional.

A próxima atualização acontecerá em 2019, com vigência até 2021, podendo haver entrada e saída de municípios, a depender dos critérios estipulados pela legislação vigente. Entre as novas exigências para inclusão de um município no mapa, está a comprovação de um Conselho Municipal de Turismo em funcionamento. “Antes mesmo de ser uma condicionante para figurar no mapa e receber a certificação digital, nossa gestão já tinha em seu planejamento estratégico a recriação do Conselho Municipal do Turismo, inclusive já houve duas reuniões dele, a mais recente dia 25 deste mês, com presença maciça dos seus membros, de forma que estamos perfeitamente alinhados para continuar a figurar no Mapa do Turismo Brasileiro e revalidar nossa certificação digital na atualização que ocorrerá próximo ano”, concluiu Mascarello.