Galeria de Arte Álvaro Santos encarta a exposição Memórias de Aracaju Bodegas

Cultura
02/05/2023 11h40

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), leva à Galeria de Arte Álvaro Santos a exposição "Memórias de Aracaju Bodegas". A mostra será aberta na próxima sexta-feira, dia 5, às 17h, e seguirá em cartaz até o dia 20 de maio.

A nova exposição apresenta a história das bodegas que fizeram parte do cenário da capital, nos anos 60; e a comparação com a localidade na época e atualmente. A temática surgiu do livro – de mesmo nome da exposição – do escritor sergipano e fotógrafo Expedito Souza. Durante a abertura da exposição, ocorrerá também o lançamento da segunda edição do livro Memórias de Aracaju Bodegas.

O livro aborda a história das bodegas aracajuanas, a partir de fotos, contos e crônicas, que fizeram parte da paisagem urbana da cidade, desde a década de 1950. Expedito Souza apresenta fregueses, ruas e fotografias que retratam as localidades em que as bodegas estavam construídas, pela cidade, em seus anos de popularidade, comparado a essas mesmas localidades nos anos recentes.

Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, as bodegas fazem parte da história da cidade, sendo um local de sociabilidades, onde as pessoas interagem de forma democrática e preservam valores arraigados da cultura popular.

“Apesar de moderna e em franco desenvolvimento, Aracaju é uma capital que conserva elementos de uma vida bucólica e de costumes antigos que se mantêm vivos. Um exemplo disso são as bodegas, tradicionais espaços de comercialização de produtos variados, dos chamados secos e molhados a utensílios de armarinho etc. Este trabalho de Expedido é uma verdadeira homenagem a esses modos de vida que infelizmente estão desaparecendo. Tanto o livro como a exposição merece ser visto por todos”, comenta.

Para Expedito Souza, é momento de satisfação lançar a segunda edição do livro e a exposição que conta as histórias das bodegas aracajuanas. “Não é fácil escrever um livro e conseguir patrocínio, mas a administração municipal reconheceu e agora ele será divulgado”, afirma o escritor e fotógrafo.